06/01/2020
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Simonetti Marinho, realizou palestra sobre a Medida Provisória nº 905, que cria o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, destinado a jovens de 18 a 29 anos em busca do primeiro emprego, na Fecomércio-PE, em 20/12.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Bernardo Peixoto, disse ser de suma importância aproximar o empresariado pernambucano às reformas que estão sendo propostas pelo governo federal. “Com o programa Verde e Amarelo, são esperadas diversas ações para melhoria do ambiente de negócios.”
Segundo ele, a Fecomércio-PE está atenta às mudanças, “já que o ganho para o setor do comércio será indiscutível”, analisou Peixoto. Editada pelo governo federal em novembro, a MP 905 também institui medidas para fomentar o microcrédito.
Com a proposta, espera-se 1,8 milhão de empregos até o fim de 2022, destacou o secretário especial Rogério Marinho. “No País, 25% dos desempregados estão na faixa etária de 18 a 24 anos”.
O Contrato de Trabalho Verde e Amarelo estimula a contratação desses jovens, que muitas vezes estão à procura do primeiro emprego. Durante o evento, Marinho também comentou o cenário econômico do País e a agenda de reformas do Ministério da Economia.
O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, no Senac, e contou com a participação do deputado federal Silvio Costa Filho e do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.
Estiveram presentes no evento o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha; o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Geovane Freitas; a Diretoria do Sistema Fecomércio, empresários locais e imprensa.