Sustentabilidade
Com base em nove objetivos específicos, correlacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa Ecos realiza ações, iniciativas e projetos na temática sustentável (pilares econômico, social e ambiental), contribuindo para que o tema do desenvolvimento sustentável seja construído no ambiente organizacional das entidades do Sistema Comércio. A atuação do Ecos é realizada de forma conjunta com os Departamentos Nacionais de Sesc e Senac, além de sinergia na implantação do Programa Ecos nas Federações filiadas à CNC e nos Departamentos Regionais de Sesc e Senac.
Programa Ecos
Planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac.
- Respeito e diálogo permanente com os colaboradores;
- Equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico;
- Compromisso com as metas estabelecidas;
- Coerência entre o discurso e a prática;
- Transparência;
- Equidade;
- Ética.
A convergência das finalidades das três instituições representa uma força incomensurável, que impulsiona o setor que mais gera empregos no Brasil. Nesse sentido, o Sistema CNC-Sesc-Senac também assume um protagonismo, servindo de inspiração para que outros partícipes trilhem o caminho da sustentabilidade. Portanto, esta política de sustentabilidade estabelece e comunica a suas partes interessadas os seis princípios, que conduzem, de forma transversal, todas as nossas atividades.
A partir do conceito do tripé da sustentabilidade surgiram as três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, estabelecendo o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica.
Mitigação dos impactos socioambientais: orienta a criação de ações que contribuam, prioritariamente, para a redução dos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade, relacionados à operacionalização das nossas instituições.
Sensibilização dos empregados: dissemina, especificamente para o público interno, o comprometimento com sustentabilidade assumido pelas nossas instituições, promovendo a sensibilização e o engajamento de todos os colaboradores para um melhor entendimento da problemática socioambiental, bem como para o alcance das metas do Programa.
Otimização do uso dos recursos das instituições: fomenta ações que promovem a redução de custos, por meio da otimização de procedimentos e do uso dos recursos, promovendo uma maior eficiência operacional e sustentação econômica.