Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

Sobre a CNC
Conheça tudo sobre a CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Desde a criação da CNC, reconhecida em 30 de novembro de 1945 como a entidade máxima do empresariado comercial brasileiro, é possível perceber o quanto a trajetória da entidade está dinamicamente alinhada com a trajetória do Brasil.

Durante a década de 1940, embora o País passasse por processo de urbanização, a economia ainda dependia essencialmente das exportações de café e o mercado de consumo interno era restrito, fosse por falta de renda ou de produtos.

Portanto, os líderes empresariais que participaram da criação da Confederação Nacional do Comércio, denominação original da entidade, tinham consciência dos desafios que viriam a enfrentar se propuseram a participar ativamente nas decisões nacionais.

A partir das décadas seguintes, o País ampliou o mercado consumidor e todas as regiões do Brasil passaram a contribuir cada vez mais para o desenvolvimento econômico e social. A CNC foi testemunha e partícipe de toda essa história, criando terreno fértil para que o comércio superasse deficiências de infraestrutura e outras adversidades.

De 1945 a 2015, as relações no ambiente sindical também evoluíram muito. A CNC esteve à frente de muitas mudanças, na construção de um sindicalismo confederativo forte, representativo e respeitado.

Em mais de sete décadas, os desafios enfrentados na defesa dos direitos e interesses de nossos representados foram constantes e numerosos. Trabalhamos sem tréguas, por exemplo, pelo aumento de investimentos, melhoria da infraestrutura, redução da burocracia e racionalização da legislação tributária e trabalhista do País.

Visite o site em comemoração aos 75 anos da CNC e conheça a nossa trajetória completa.

Scroll to Top