Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

Reunião de Diretoria apresenta resultados do ano e projeções para 2024

Compartilhe essa publicação:

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros

A 11ª e última reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aconteceu na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro, sendo marcada pela apresentação de projetos realizados ao longo de 2023 pela Confederação e Federações.

Após um minuto de silêncio, o presidente Tadros destacou as realizações de Carlos Fernando Amaral, ex-presidente do Sistema Fecomércio-BA, que faleceu em 28 de novembro, e foi acompanhado nos elogios por Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da Fecomércio-SP, e Kelsor Fernandes, atual presidente da Federação na Bahia. ”O Sistema Comércio na Bahia tem duas fases: antes e depois do Carlos Amaral. Sua gestão foi marcada pela lisura, sua forma de agir, sua fidalguia e, acima de tudo, pelo companheirismo”, comentou Kelsor.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, falou sobre os eventos de que participou, em Belo Horizonte, na companhia do presidente da Fecomércio-MG, Nadim Donato, com ênfase no encontro com o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema. Na mesma viagem, Tadros esteve na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, quando foi entregue ao ex-senador e consultor da Presidência da CNC, Bernardo Cabral, a Medalha Rui Barbosa, maior honraria da Ordem dos Advogados do Brasil Nacional (OAB).

Tadros também agradeceu a representação de José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio-DF, na 2ª reunião plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), realizado na sede da CNC, em Brasília, que reuniu o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Também em pauta, o encontro com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e entidades de trabalhadores para instalação da Mesa Tripartite para aprimoramento da Portaria que trata do trabalho no comércio em feriados. Representaram a entidade Ivo Dall’Acqua e Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio-RJ.

O sucesso do workshop As Recentes Alterações Trabalhistas e as Negociações Coletivas, promovido pela Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), foi outro tema apresentado durante a reunião de Diretoria.

Ações em 2023 e planos para 2024

Simone Guimarães, diretora-geral executiva da CNC

Simone Guimarães, diretora-geral executiva da CNC, apresentou a prévia do Relatório de Gestão 2023, tendo ressaltado em retrospectiva ações promovidas pela entidade ao longo do ano. Destaques para a divulgação da Agenda Institucional; a inauguração do primeiro escritório internacional da CNC, em Portugal; a mobilização do Dia S; os eventos Conecta e Sicomércio, entre outros.

Alain MacGregor, diretor Jurídico e Sindical da Confederação, comentou a premiação que será feita em 2024 no âmbito do Programa Atena, voltado para o aperfeiçoamento da atuação das entidades com base no que de melhor se produz na CNC, nas próprias Federações, replicando para os sindicatos até chegar às empresas, completando toda a cadeia de atuação do Sistema. Já Felipe Tavares, economista-chefe da Diretoria de Economia e Inovação (Dein), apontou as projeções do cenário econômico para 2024.

Elienai Câmara apresentou a Pesquisa de Imagem do Sistema Comércio

Elienai Câmara, chefe do Gabinete da Presidência e gerente executivo de Comunicação, apresentou a Pesquisa de Imagem do Sistema Comércio 2023, que mapeou a percepção dos empresários, Federações, sindicatos e colaboradores sobre a atuação da Confederação. “Por orientação do presidente, a gestão vem sendo feita ouvindo todos”, destacou Elienai, que também pontuou o crescimento de alguns índices do eixo de comunicação, incluindo os de inserção em mídia espontânea.

Ele também expôs o relatório do programa Integra, que converge os núcleos de comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac, além de apresentar a campanha de fim de ano: O seu elogio faz toda a diferença, que exalta o poder transformador do elogio e das avaliações positivas como motor do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Bernardo Cabral dá nome a estúdio da CNC

Bernardo Cabral, consultor da presidência, durante homenagem na CNC

A reunião de Diretoria também marcou a inauguração do novo estúdio audiovisual, instalado na sede da CNC, no Rio de Janeiro, que leva o nome de Ministro Bernardo Cabral, em homenagem ao decano da política brasileira e consultor da Presidência da entidade.

A nova estrutura dispõe de modernos equipamentos de captação e edição audiovisual, garantindo a alta qualidade dos conteúdos produzidos pela entidade, além da realização de programas com ênfase no trabalho e na história da CNC. O espaço estará à disposição das Federações e sindicatos para que também incrementem os conteúdos de comunicação a serem produzidos regionalmente.

Scroll to Top