Ações das Federações são destaque da reunião de Diretoria da CNC

Compartilhe:

A atuação do Sistema Comércio na reforma tributária, aprovada pelo Senado Federal com ajustes, também foi pontuada durante o encontro

A reunião mensal da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada no Rio de Janeiro, em 9 de novembro, deu luz às ações desenvolvidas pelas Federações nos respectivos estados. A abertura da reunião foi marcada por um minuto de silêncio em homenagem a Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP, falecido em 29 de outubro.  O encontro também pontuou os avanços obtidos no âmbito da reforma tributária, referendada pelo Senado Federal, e a IV Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI23), sediada pela CNC no dia anterior à reunião, quando a Confederação oficializou sua adesão como membro da Federação Sul-Americana de Turismo (Fedesud), entidade internacional que busca promover e integrar o turismo na América do Sul.

Saiba mais: Uma salva de palmas para Danilo Santos de Miranda

Sobre a adesão à entidade do turismo do Mercosul, José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, afirmou que a entrada da Confederação na Fedesud é “o somatório de esforços de todos nós para que a CNC ocupe o lugar que lhe é de direito e lhe é merecido”.

Saiba mais em CI23: competitividade e estabilidade geopolítica são temas centrais em discussão da cúpula do comércio latino-americano

CNC Innovation Day

Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC, exaltou a realização do CNC Innovation Day, que aconteceu em Florianópolis, no dia 31 de outubro, tendo reunido mais de 500 participantes, incluindo autoridades, ao longo de nove horas de programação dedicada à inovação e tecnologia no setor terciário. Simone Guimarães, diretora-geral executiva da Confederação, sinalizou a importância do evento, realizado em parceria entre a CNC e as Federações para fomentar os ecossistemas locais de inovação, que teve quatro edições em 2023 e terá um novo modelo no próximo ano, focado na expansão do projeto para outros estados.

Seca no Amazonas

Aderson Frota, presidente em exercício da Fecomércio-AM, destacou o trabalho que vem sendo feito regionalmente para garantir o abastecimento e melhorias estruturais no Estado diante do cenário devastador infligido pela estiagem histórica no Amazonas. Ele ressaltou a necessidade de dragagem de rios e pavimentação de estradas, bem como o pedido de uma audiência com a Presidência da República, solicitada por entidades de classe amazonenses, para apresentar o pedido de celeridade às obras. “Não estamos falando só de economia, mas da subsistência do povo”, sentenciou Aderson.

Dia do Comércio em Roraima

Destacando a ação gratuita Dia do Comércio, mutirão de serviços e informações para comerciantes e trabalhadores do comércio, realizado em praça pública, no centro de Boa Vista, em 30 de outubro, o presidente da Fecomércio-RR e 1º diretor Financeiro da CNC, Ademir dos Santos, frisou a importância da proximidade do Sistema com a população e empresários. “Foi um dia memorável, em que tivemos milhares de pessoas sendo atendidas e conhecendo um pouco do nosso Sistema Comércio, os serviços e o nosso trabalho desenvolvido durante todo o ano”, disse Ademir.

Educação básica com foco na sustentabilidade e na paz

 Do Rio Grande do Norte, vieram boas-novas sobre o reconhecimento das escolas do Sesc-RN que implementaram o Programa das Escolas Associadas (PEA), ação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para escolas de educação básica de todo o mundo. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN e 1º diretor Administrativo da CNC, enfatizou a importância de ações educativas com foco na cultura de paz, na cidadania global e nos direitos humanos, efetuadas para os mais de 2 mil alunos das sete escolas no Estado potiguar.

Comércio em foco

Outro sucesso estadual foi a 1ª Expo Fecomércio, promovida em Goiânia, centrada no estímulo ao empreendedorismo e networking, debates sobre a economia do setor terciário e incentivo aos negócios. O presidente da Fecomércio-GO Marcelo Baiocchi acentuou os elevados números do evento: R$ 120 milhões em negócios fechados, 75 expositores em mais de 100 estandes e 10 mil visitantes. “O sucesso foi grandioso, maior do que o esperado, e já temos grandes planos para a próxima edição, no ano que vem”, celebrou Baiocchi.

Leia mais

Scroll to Top