O Mesa Brasil, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e 31 produtores rurais do Amazonas, vai distribuir cerca de 2 mil toneladas de alimentos para 160 instituições assistenciais nas cidades de Manaus.
Os alimentos serão entregues ao banco de alimentos do Sesc através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, que promove o acesso à alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a agricultura familiar.
Segundo a representante da Associação dos Produtores Rurais da Região Norte (Aspronorte), Fernanda Rodrigues, a parceria vai propiciar que produtores do interior possam escoar sua produção com mais facilidade. “Até o momento, eles (produtores rurais) estavam perdendo a produção, e agora vamos entregar ao Mesa Brasil, que irá distribuir para as famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social”, disse Fernanda.
Presidente da Associação Santa Maria (Manacapuru), Janderley Vasconcelos salienta a importância da parceria com o Mesa Brasil. “Desde 2011 somos parceiros do Mesa, que pega a nossa produção em Manacapuru e a distribui em Manaus, reduzindo o custo para os produtores. Já a parceria com a Conab permite que os produtores consigam vender seus produtos pelo preço de mercado, sem a depreciação no valor devido à intermediação dos atravessadores. Todo mundo consegue vender por um preço bom”, ressalto Vasconcelos.
A gerente de programas sociais do Sesc AM, Andreza Litaiff, enfatizou que o papel do Mesa Brasil é fundamental nesse processo de distribuição de alimentos. “A Conab libera os recursos para os produtores rurais, que estão com produtos que não conseguiriam comercializar, e o Mesa Brasil busca essa produção e entrega às instituições e pessoas que estão em vulnerabilidade social. Os agricultores recebem pelo que produziram, e nós entregamos a produção a quem precisa se alimentar”, explico Andreza.
Também contribuíram para o êxito dessa parceria a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do AM (Consea AM).