O chefe da Divisão de Economia e Inovação (Dein) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, participou, no dia 14 de setembro, da 59ª edição da Equipotel e do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) 2022, no Expo São Paulo.
Na palestra “A cadeia turística e hotelaria como pilar propulsor da economia e inovação”, o economista apresentou dados da retomada do setor e mostrou como a inovação pode ser parceira no desenvolvimento do turismo. Para ele, se planejar neste momento é fundamental. “As empresas, neste momento, devem buscar um planejamento de curto prazo para lidar com essa fase mais turbulenta e com uma gestão de caixa mais desafiadora, mas as empresas que realmente vão ter sucesso serão aquelas empresas que conseguirem fazer ao mesmo tempo um planejamento de médio e longo prazo, que vão se preparar para essa transformação digital, porque, quando esse momento passar, as empresas que tiverem um planejamento em longo prazo e estiverem um passo à frente, certamente, serão as empresas vencedoras”, afirmou.
Mercês também destacou que o Turismo 4.0 é uma realidade que permite a compreensão dos gargalos existentes nos destinos, produtos e serviços turísticos com base na efetivação das ferramentas tecnológicas. “Temos, sim, que estar atentos à realidade do mercado, em que há um consumidor cada vez mais conectado às redes sociais e capaz de ir atrás de todo tipo de informações on-line. Hoje, o mercado, incluindo a hotelaria, já tem produtos direcionados para determinados focos e diferentes tipos de clientes No Brasil, com o 5G, vamos poder integrar a inteligência artificial com a realidade aumentada e virtual. A junção da realidade aumentada com a realidade virtual é o que se denomina universo do Metaverso.” Ao encerrar sua apresentação, Mercês mencionou o programa Vai Turismo, permitindo o posicionamento do nosso setor. “Ainda assim, isso só será possível com investimentos por parte dos nossos governantes em infraestrutura, capacitação de mão de obra e um ambiente regulatório. Sem isso, os resultados correm o risco de ser modestos. Isso diz respeito aos novos governantes a serem eleitos”, enfatizou.
Os eventos serão realizados até o dia 16 de setembro, com foco em geração de negócios, hotelaria e turismo de resultados.