Sesc, Senac e OAB articulam atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Alagoas

Compartilhe:

Parceria deve beneficiar também mulheres em situação de vulnerabilidade social da Vila Emater

Representando a Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, as advogadas Sadriana Bezerra e Anne Leão se reuniram com o diretor Regional do Sesc, Carlos Pessoa, e a diretora Financeira da entidade, Natália Bakker, nesta quarta-feira (17), para fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Além de mulheres em condição de vulnerabilidade social da Vila Emater, em Maceió. A parceria será consolidada com o Sesc e o Senac.

O Sesc deverá atuar com o portfólio dos cinco programas, ou seja, saúde, educação, assistência, lazer e cultura para fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência doméstica. Além disso, terá como foco a comunidade da Vila Emater. O Senac participará com a formação profissional para que a mulher possa ser inserida ou reinserida na sociedade.

De acordo com Anne, o primeiro passo será formatar o convênio a fim de oficializar a parceria. Para ela, o tema ainda é delicado para a sociedade. No entanto, os números de denúncias têm aumentado de forma significativa. Anne atribui esse comportamento a hipóteses como o fato de as informações hoje serem prestadas de uma forma mais abrangente.

Ela destacou a necessidade de apoiar a mulher que foi vítima, fez a denúncia, que o agressor foi preso ou responde pela agressão. “Como essa mulher vai voltar à sociedade? Como vai ser inserida ou reinserida? Então, isso é o que a gente está prezando aqui. É pegar essa mulher e inserir ou reinserir na sociedade”, ressaltou. Segundo Anne, é importante abranger as ações também no interior do Estado.

Para Sadriana, o trabalho de apoio às vítimas de violência doméstica precisa de várias frentes para poder ter uma atuação eficaz. Ela mencionou vários parceiros, a exemplo da Casa da Mulher Alagoana.

Carlos Pessoa disse que a administração do Regional Sesc e do Senac tem um olhar atento para temas sociais. Em sua avaliação, a OAB corrobora com esse modelo na gestão ao atuar no fortalecimento da rede às vítimas da violência doméstica. “Pretendemos atuar no fortalecimento da rede com vários projetos, como o Fortes Raízes, bem como um atendimento junto à comunidade da Vila Emater. Até o final do ano, teremos uma programação junto à comunidade da Vila Emater, tendo a OAB como interlocutora do processo”, explicou.

Sobre o Fortes Raízes

O Fortes Raízes, uma realização do Sesc Alagoas em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/AL), tem o intuito de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica. O projeto atua por meio de ações educativas na área da saúde. Dessa forma, trabalha temas como o papel da mulher na sociedade, a saúde da mulher, empoderamento feminino, mercado de trabalho e enfrentamento do racismo.

Leia mais

Scroll to Top