Sesc-RS: Festival Internacional Sesc de Música começa no dia 19/01 em Pelotas

Compartilhe:

Até dia 30, serão mais de 115 apresentações gratuitas, além de formações em música para centenas de alunos de várias partes do mundo

Começa nesta segunda-feira, 19 de janeiro, a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Considerado um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, o evento reúne cerca de 400 alunos de música e professores de diversas nacionalidades e, até o dia 30, promove mais de 115 apresentações gratuitas, espalhadas por teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e pontos icônicos da Capital Nacional do Doce.

Essa ampla agenda de atividades artísticas tem início com um cortejo que irá preencher o centro de Pelotas com muita música. A atividade inaugural tem início às 18h, com concentração no Largo do Mercado Público. De lá, centenas de participantes do evento desfilarão pela região tocando instrumentos e convidando a comunidade a viver mais uma edição.

A abertura oficial do Festival acontecerá na sequência, às 20h30, no Theatro Guarany, com apresentação da ópera “Em Busca das Paisagens Perdidas”. Essa superprodução da Companhia de Ópera do RS presta homenagem a Jayme Caetano Braun, poeta e pajador missioneiro, em uma montagem de grande impacto visual, com elenco numeroso, cenografia imersiva e efeitos cênicos que evocam símbolos da cultura gaúcha, como o vento minuano e a erva-mate. É necessário reservar ingressos antecipadamente.

Na terça-feira, dia 20, iniciam as ações do Festival na Comunidade, com apresentações dos grupos de corda em duas casas de saúde de Pelotas: o Hospital Santa Casa de Misericórdia às 9h30 e o Hospital Beneficência Portuguesa às 15h, além de uma apresentação do Octeto Sesc Musicar Maranhão na Paróquia Santa Terezinha, às 20h. Às 17h30, será inaugurado o palco do Lounge do Festival, um novo espaço junto ao Mercado Público para apresentações de talentos que compõem o evento. O espaço estará funcionando desde a segunda-feira.

Dois espetáculos se destacam na agenda deste segundo dia. Às 19h, no Clube Caixeiral, ocorre uma apresentação do Grupo de Harpas Guaranis, coletivo de mulheres do Vale do Taquari que se dedica à valorização da Harpa Missioneira – instrumento criado nas oficinas das reduções jesuítico-guaranis. A atração faz parte das celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, comemorados em 2026 e uma das temáticas desta edição do Festival. A atração tem acesso aberto, limitado à lotação do espaço. Já às 20h30, no Guarany, o destaque é o concerto “Radamés a Cinco”. A obra celebra os 120 anos do compositor e maestro Radamés Gnattali, artista gaúcho que marcou época com uma obra que funde a música erudita e a popular. É necessário reservar ingressos antecipadamente.

Os ingressos para os espetáculos do Theatro Guarany podem ser retirados no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou presencialmente na bilheteria do espaço conforme disponibilidade. Quem não conseguir retirar com antecedência pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Leia mais

Rolar para cima