Sesc-RS encerra 2025 com investimentos históricos em educação e amplia atuação no Estado

Compartilhe:

Área educacional registra crescimento expressivo, lança novos projetos e projeta expansão ainda maior para 2026

O Sesc-RS encerra o ano de 2025 celebrando resultados expressivos, novos projetos e investimentos robustos na área da Educação. Atuando em todos os níveis da educação básica e com ações ampliadas em educação, o Sesc atendeu, ao longo dos últimos doze meses, mais de quatro mil estudantes em atividades sistemáticas.

Já as ações de Educação Ampliada alcançaram dezenas de municípios gaúchos, impactando diretamente mais de cinco mil pessoas. Entre os principais destaques do ano está a modernização das estruturas educacionais e a aquisição de novos equipamentos, fortalecendo o eixo das tecnologias educacionais. Foram investidos mais de R$ 2 milhões na compra de impressoras 3D, tablets, notebooks, lousas digitais interativas, máquinas fotográficas instantâneas, gabinetes móveis de recarga e licenças de plataformas educacionais, qualificando os espaços de aprendizagem da rede.

Outro eixo estratégico em evidência foi o incentivo ao pensamento científico desde a Educação Infantil até a Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA). A realização da I Mostra de Iniciação Científica da Rede Sesc-RS de Educação consolidou esse trabalho, reunindo mais de 260 projetos em todo o estado. Destes, dez foram selecionados para apresentação no I Congresso Sesc e Senac de Educação, realizado em Porto Alegre, em novembro, sendo reconhecidos com troféus simbólicos pelo destaque acadêmico. Essas iniciativas marcaram ainda o lançamento do Hub de Tecnologias Educacionais e Iniciação Científica da Rede Sesc-RS de Educação, que seguirá em fortalecimento em 2026, com ações formativas e capacitação contínua das equipes pedagógicas.

O ano também foi marcado pela inauguração do projeto Sesc em Família, voltado ao fortalecimento da parceria entre família e escola. A iniciativa reuniu mais de 500 famílias em duas edições, promovendo espaços de reflexão e formação com temas como literatura e uso de telas por crianças e adolescentes. Na capital, a Educação do Sesc-RS se prepara para a inauguração da Escola Sesc São Judas, a segunda unidade educacional da instituição em Porto Alegre. Após um ano de reformas estruturais, o espaço será inaugurado em fevereiro de 2026 e, em plena capacidade, atenderá cerca de mil estudantes, do berçário ao Ensino Médio.

A expansão da rede também contempla o interior do Estado. Em dezembro foi inaugurada a 20ª unidade de Educação Infantil do Sesc-RS, em Pelotas, com estrutura moderna para atender 60 crianças em turno integral. Já em Santa Cruz do Sul, a partir de 2026, o Sesc passará a oferecer também o Ensino Médio, ampliando a continuidade educacional no município.

O investimento em formação profissional foi outro ponto de destaque. Ao longo de 2025, mais de 450 profissionais participaram de mais de 100 horas de capacitações, com temas como Educação Inclusiva, diálogo entre educação e tecnologia e prevenção ao bullying. Neste contexto, foi lançado o Programa de Prevenção e Combate ao Bullying da Rede Sesc-RS de Educação, iniciativa permanente voltada à promoção de ambientes educativos seguros e acolhedores. Na Educação Ampliada, o Sesc-RS esteve presente em mais de 85 municípios, com ações formativas diversas. Entre os marcos do ano está o lançamento do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI-RS), iniciativa que consolida o Sesc-RS como instituição de vanguarda e referência no tema no Rio Grande do Sul.

Para a gerente de Educação do Sesc-RS, Regina Tatsch, os resultados refletem um compromisso sólido com o desenvolvimento do estado. “Defendemos que o melhor investimento que pode ser feito é aquele em educação. O Sesc-RS tem reunido esforços para a expansão da área, compreendendo que este é o caminho para um futuro mais inovador, sensível, inclusivo e sustentável. As ações em educação do Sesc-RS refletem não apenas o desejo, mas o compromisso da instituição com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirma.

Leia mais

Rolar para cima