Sesc-PR realiza testes rápidos de HIV na campanha Dezembro Vermelho

Compartilhe:

Ação em Curitiba promove conscientização, diagnóstico e acesso ao tratamento contra o HIV, com serviços gratuitos e desburocratizados

Uma simples picadinha no dedo e, em menos de 30 minutos, é possível obter o resultado que pode transformar vidas. Esse é o objetivo da campanha Dezembro Vermelho, realizada em 3 de dezembro, em Curitiba, na Praça Santos Andrade. A iniciativa, promovida pelo Sesc-PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Prefeitura, oferece testagem rápida para HIV, orientação e distribuição de preservativos.

“O HIV, quando diagnosticado e tratado com terapias antirretrovirais, permite qualidade de vida ao paciente”, destacou Mara Franzoloso, da Divisão de Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A ação, que ocorre em todo o Paraná ao longo de dezembro, também busca desburocratizar o acesso. “Aqui é rápido e prático, sem necessidade de documentos, o que facilita para quem está em situação de rua”, comentou Evelin Garcia, estudante de Jornalismo.

Os casos de AIDS no estado têm caído gradativamente, com redução de mais de 40% entre 2015 e 2023, segundo Mara. Quando o teste dá positivo, é realizado um exame confirmatório, e o paciente é encaminhado para tratamento pelo SUS.

A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce e do acesso fácil ao tratamento, contribuindo para a redução de óbitos e para uma vida mais saudável.

Leia mais

Rolar para cima