Sesc-ES vai sediar a estreia nacional da 8ª Mostra Sesc de Cinema

Compartilhe:

Lançamento acontece entre 24 e 26 de setembro no Sesc Glória, em Vitória, com oficinas, apresentação das obras vencedoras e a presença de representantes dos estados

O Sesc Glória, em Vitória, será o ponto de partida para uma viagem cinematográfica pelo Brasil. A 8ª Mostra Sesc de Cinema (MSDC) estreia na capital capixaba reunindo filmes de diferentes estados, de Roraima ao Rio Grande do Sul, revelando a riqueza cultural do país em sotaques, histórias, paisagens e olhares únicos. De 24 de setembro a 1º de novembro, serão 56 produções exibidas gratuitamente nos cinemas do Sesc Glória, sendo 19 no panorama Brasil, 10 infantojuvenil e 27 produções capixabas.

O público poderá conhecer de perto produções premiadas e seus realizadores, a partir de um encontro que valoriza a diversidade da sétima arte brasileira. Além das exibições, a programação inclui oficinas voltadas à formação e experimentação criativa, elaboradas para quem sonha em fazer cinema e deseja se conectar a esse universo.

A Mostra Sesc de Cinema registrou este ano 2.145 inscrições, recorde histórico e um aumento de 40% em relação ao ano passado. “O número de obras inscritas comprova o quanto nosso audiovisual é rico e a importância de valorizarmos os profissionais da cadeia produtiva cinematográfica, cada vez mais reconhecida no mercado brasileiro e internacional. O Sistema Comércio atua no sentido de impulsionar o setor e o Sesc abre esse espaço, fundamental para dar visibilidade ao trabalho das novas gerações”, explica a gerente interina de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Veronica Tomsic.

“A estreia nacional da 8ª Mostra Sesc de Cinema no Sesc Glória representa um marco para o Sesc-ES e para a cultura brasileira. Este reconhecimento reafirma a excelência do Sesc Glória como o equipamento cultural mais completo entre os Sescs do país, e reforça nosso compromisso em promover o acesso à arte, à diversidade e à produção audiovisual nacional. É uma honra transformar Vitória em palco de abertura de um projeto que valoriza o cinema como expressão da identidade e da pluralidade cultural do Brasil”, afirma o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato.

Esta edição reúne produções de todas as regiões do país, que receberam um licenciamento total de aproximadamente R$ 200 mil. Mais do que um evento de exibição, a Mostra promove intercâmbio, diálogo e novas oportunidades. Após o lançamento, em Vitória, as produções serão exibidas em diferentes espaços do Sesc de vários estados, levando ao público um retrato vivo e plural do cinema independente nacional.

Clique aqui e confira a programação completa.

Leia mais

Rolar para cima