Sesc-ES recebe Mostra Internacional de Gravuras inédita no Brasil

Compartilhe:

A exposição “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça” conta com obras de artistas de nove países e será lançada no dia 28 de outubro, em Vitória

O Sesc-ES, por meio do Projeto Arte Sesc, recebe um dos mais prestigiados eventos de gravura contemporânea do mundo, que chega pela primeira vez ao Brasil: a exposição internacional “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça”, no dia 28 de outubro. A exposição, gratuita, é resultado de uma parceria inédita entre a Fecomércio-ES e o IPEP Índia – International Print Exchange Programme (Programa Internacional de Intercâmbio de Impressões, Índia) e permanecerá até o dia 30 de janeiro de 2026.

“A mostra que será realizada no Centro Cultural Sesc Glória reafirma sua vocação de ser um espaço vivo de cultura, onde a arte promove reflexões sobre os desafios contemporâneos. Ao fortalecer o circuito artístico capixaba e ampliar sua conexão com o mundo, reforça o nosso compromisso com a cultura como instrumento de desenvolvimento social”, destaca o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

A exposição abre espaço para um dos mais importantes diálogos visuais sobre justiça social, direitos humanos e transformação cultural na contemporaneidade. Com curadoria de Saad Ghosn, reconhecido artista e curador libanês-americano especializado em questões sociopolíticas globais, a exposição reúne 36 gravuras originais do acervo do curador Fernando Gómez Alvarez, provenientes de artistas de 9 países, como Índia, Brasil, México, Estados Unidos, República Tcheca, Noruega, Paquistão, Filipinas e Nepal, apresentadas pelo IPEP Índia.

“É um marco na expansão de uma rede global que valoriza o diálogo intercultural, ao ampliar o diálogo entre artistas e público e fortalecer o papel do Centro Cultural Sesc Glória como um espaço de referência para a difusão das Artes Visuais no Espírito Santo, e nos cenários nacional e internacional”, destaca o diretor do Sesc-ES, Luiz Toniato.

Mais do que um panorama da arte gráfica mundial, a Mostra propõe uma experiência estética e reflexiva sobre o papel da arte como meio de expressão, resistência e transformação social. As obras convidam o público a refletir sobre a condição humana em um mundo em transformação. Com curadoria internacional de Saad Ghosn e curadoria local de Fernando Gomez, professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição apresenta uma expografia que inclui, além das gravuras, matrizes originais de xilogravura, proporcionando uma vivência sensorial e tátil ao visitante.

A mostra tem classificação livre e oferece a possibilidade de agendamento para grupos e escolas, o que a torna acessível a diferentes públicos. Além da exposição, a programação contempla oficinas, palestras e ações formativas voltadas a estudantes, educadores e artistas, ampliando o alcance educativo do projeto e reafirmando o compromisso do Sesc com a formação cultural.

Leia mais

Rolar para cima