Sesc Cidadania celebra 20 anos com debate sobre educação inclusiva em Goiânia

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Evento destacou a importância de auxiliares na educação especial e abordou avanços e desafios para incluir pessoas com deficiência

Como parte das comemorações de seus 20 anos, o Sesc Cidadania (GO) promoveu no dia 27 de novembro uma apresentação do especialista Rodrigo Peixoto de Abreu, que abordou temas sobre educação especial para cerca de 60 auxiliares da unidade. Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula e atuando na gerência de educação do Departamento Nacional do Sesc, Peixoto destacou conceitos como deficiência, barreiras, tecnologia assistiva e o papel do profissional de apoio.

Rodrigo ressaltou que a atuação inclusiva das escolas Sesc reflete o compromisso com a legislação brasileira e com a acessibilidade educacional. “As escolas Sesc são reconhecidas por acolher pessoas com deficiência, algo que emociona, considerando as dificuldades que muitas famílias enfrentam em outras instituições”, afirmou.

O palestrante apresentou os diferentes modelos de deficiência, como o caritativo, o social e o biopsicossocial, além de destacar a necessidade de profissionais especializados nas escolas. Ele também enfatizou o papel das legislações, como o decreto 8.368/2014 e a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que garantem direitos fundamentais aos alunos com deficiência.

Durante a apresentação, Rodrigo lembrou que o Sesc Cidadania foi pioneiro na solicitação de capacitação para auxiliares da educação especial, o que reforça o compromisso da instituição com a inclusão. “O DN orienta sobre as melhores práticas, e cada DR decide como implementá-las. Isso fortalece nossa rede de educação inclusiva”, destacou.

Além disso, o educador mencionou o lançamento do podcast Papo em Rede, uma iniciativa do Sesc para discutir temas essenciais da educação, como inclusão e diversidade, e fortalecer a atuação em rede das mais de 200 escolas do Sesc no Brasil.

O evento reafirmou o papel do Sesc na promoção de uma educação inclusiva, acessível e transformadora, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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