Projeto oferece formação artística gratuita para jovens em Gravataí
O Sistema Fecomércio-RS, por meio do Sesc-RS, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, inaugurou, em 28 de novembro, a Casa Arte Sesc, um projeto que une educação e cultura no Casarão dos Bina, prédio histórico recém-restaurado. Com foco em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, a iniciativa oferece oficinas gratuitas de artes cênicas, música, artes visuais e literatura, totalizando 280 vagas. As inscrições estão abertas no Sesc Gravataí.
O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, representando Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS, destacou o impacto do projeto: “A Casa Arte Sesc nasce com o compromisso de proporcionar aos jovens da região novas oportunidades de aprendizado, unindo cultura e educação”.
Para o prefeito Luiz Zaffalon, a parceria valoriza o patrimônio histórico e o potencial artístico da cidade. “Quantas dessas crianças não se tornarão grandes artistas do nosso município?”, refletiu.
As atividades começam nesta sexta-feira e seguem até 13 de dezembro. Nos meses de janeiro e fevereiro, oficinas experimentais serão abertas à comunidade, e, a partir de março, os encontros regulares ocorrerão até dezembro, nos turnos da manhã e da tarde. Cada participante pode se inscrever em até duas oficinas e recebe lanche durante as atividades.
Durante o lançamento, as jovens Isabella Andrade, 10, e Luiza Fontoura, 9, participaram de uma oficina de teatro. “É divertido aprender e brincar ao mesmo tempo”, disse Luiza. Já Isabella, que descobriu o teatro por sugestão da mãe, afirmou: “Não queria no início, mas adorei a aula”.
Além de Gravataí, outra Casa Arte Sesc será inaugurada em Porto Alegre, no dia 4 de dezembro, em parceria com o Museu da Cultura Hip Hop RS, com foco na valorização dessa expressão cultural. Mais informações no site www.sesc-rs.com.br/cultura/casaartesesc.