Diversos artistas são beneficiados e têm a chance de mostrar as suas obras pelo país com o Sesc
Os editais de cultura lançados pelo Sesc desempenham um papel relevante na ampliação de acesso a oportunidades para quem produz arte no Brasil e estão em sintonia com o contexto da retomada recente aos incentivos culturais no país. Todos os anos, o Sesc abre dezenas de editais, com múltiplos formatos, visando fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações.
Esse mecanismo tem se mostrado eficiente em distintas regiões e realidades de produção e permitem que talentos de grandes centros urbanos ou de cidades do interior sejam valorizados e tenham o mesmo acesso aos recursos necessários para desenvolver e expor seus trabalhos. A iniciativa tem ainda o compromisso com a formação de público e a inclusão social. Os projetos selecionados recebem apoio da instituição para sua realização, o que pode incluir recursos financeiros, estrutura técnica, divulgação e espaços para apresentação dentro da programação do Sesc em cada estado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o Sesc abre anualmente o edital de Cultura Sesc RJ Pulsar para ocupação artística de suas salas em toda a Região Metropolitana. Álvaro Assad é ator, mímico, diretor corporal e gestor da companhia teatral carioca ETC E TAL e já foi selecionado pelo edital nas categorias Teatro Temporada (2022) e Teatro Circulação (2023). A experiência foi tão enriquecedora que ele agora quer inscrever sua obra na categoria Montagem de Inédito do Teatro Infantil. Para Assad, a abertura de editais dá chance de ampliar o alcance de quaisquer produções da cena cultural. “É uma oportunidade igualmente rica para as companhias longevas e com repertório, como o ETC E TAL, como para produções que se lançam nas primeiras experiências”, avalia.
Cultura no Sesc também é capacitação do setor
Além de atuar para o fomento à produção artística no Brasil, para promover eventos culturais e colaborações entre artistas, o Sesc usa os editais para ampliar ações formativas e de capacitação para o setor. No Tocantins, a artista visual Marina Boaventura conta que já foi selecionada e apresentou suas obras através dos editais Galeria Sesc de Arte de Palmas e para o Convergência – Mostra de Performance Arte do Sesc. Segundo ela, o diferencial da instituição está em sua seriedade e na competente curadoria para a seleção das obras e projetos para exposições. “Como estamos situados distante do eixo Rio-São Paulo, é de grande importância ter editais aqui para dar visibilidade à arte contemporânea produzida no estado e na Região Norte, por exemplo. A arte brasileira tem uma rica produção e talentos a serem descobertos em todos os cantos”, comenta.
O artista plástico Cláudio Montanari é outro exemplo do impacto positivo dos editais. Ele participou do Galeria Sesc de Arte de Palmas e, da mesma forma, destaca a importância da difusão artística realizada pela instituição no Brasil. “A arte não estimula só os artistas, estimula também o público. As pessoas começam a admirar e a usufruir de obras artísticas, frequentar galerias, espaços, teatros. Isso é fundamental para nossa coexistência social e esse é um trabalho que o Sesc faz com excelência”, comemora.