Alunos do Sesc-GO representam o estado na Olimpíada Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro

Compartilhe:

Competição desafia estudantes a aplicar teoria e prática em lançamentos de foguetes movidos por reação química

Oito alunos do Ensino Médio, do Sesc Cidadania embarcaram nesta segunda-feira (13) para o Rio de Janeiro, onde participam da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), uma competição nacional que reúne cerca de 90 equipes de todo o país. A disputa acontece na cidade de Barra do Piraí (RJ), a 133 km da capital, e vai até o dia 16 de outubro.

Os alunos foram classificados após se destacarem na etapa nacional, realizada em Goiânia, com lançamentos que ultrapassaram 100 metros de distância. A iniciativa é fruto de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores Christiam Petras Hummel (Física) e Frederico de Bastos Oliveira Dias (Química), que utilizam a prática dos lançamentos para conectar teoria e experimentação.

Os foguetes são movidos por propulsão química, resultado da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre, o que permite aos estudantes compreenderem, na prática, conceitos de Física e Química. Dos oito alunos que embarcaram, cinco são do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), reafirmando o compromisso do Sesc em promover educação de qualidade e oportunidades de protagonismo juvenil.

“A importância de participar de um evento desse são várias. Os alunos protagonizam ciência por meio da prática, além de fazer circular a qualidade do que é feito no Centro Educacional Sesc Cidadania pelo Brasil inteiro”, destacou o coordenador pedagógico do Super Médio, Filipe Artur de Sousa Queiroz.

O presidente da Fecomércio-GO e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, ressaltou que iniciativas como essa demonstram o compromisso do Sesc com a formação integral dos jovens. “É uma alegria ver nossos estudantes alcançando voos cada vez mais altos, literalmente. A Olimpíada de Foguetes mostra o quanto a educação pode ser transformadora quando integra conhecimento, criatividade e oportunidades. O Sesc Goiás segue investindo em projetos que despertam o protagonismo juvenil e o interesse pela ciência”, afirma Baiocchi.

“Eles aprendem de forma prática, desenvolvem o trabalho em equipe e representam com orgulho o Sesc Goiás em uma olimpíada nacional. Essa classificação reafirma nossa missão de formar jovens preparados para o futuro”, destaca o diretor regional do Sesc e Senac-GO, Leopoldo Veiga Jardim.

O embarque aconteceu no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e foi marcado pela expectativa e entusiasmo dos alunos e do professor de química, Frederico de Bastos. Os alunos levam ao Rio de Janeiro não apenas foguetes, mas também sonhos, aprendizado e o orgulho de representar o Sesc e o estado de Goiás em uma competição nacional.

Leia mais

Rolar para cima