2ª edição do ‘Cine Sesc-ES Itinerante’ convida para sessões de cinema movido a energia solar em 30 cidades

Compartilhe:

O furgão do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil vai rodar o Estado, de 14 de outubro a 20 de novembro, com duas sessões de curtas em cada cidade, pipoca e atrações para as famílias

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. A 2ª edição do “Cine Sesc Itinerante”, realizado pelo Sistema Fecomércio-ES, conta com a participação especial do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, da Brazucah Produções.

A partir de hoje, 14 de outubro, até 20 de novembro, o “Cine Sesc Itinerante” será vivenciado em 30 cidades do Espírito Santo. Serão várias atividades para todas as idades e, na telona, a exibição de curtas-metragens nacionais com temática ambiental e de ciências, sendo duas sessões de curtas em cada cidade. A entrada é gratuita, sem necessidade de ingresso, e o público poderá aproveitar a distribuição de pipoca durante a exibição.

Das 30 cidades contempladas neste circuito, 14 recebem o projeto em outubro: Mucurici (14), Ponto Belo (15), Pedro Canário (16), Conceição da Barra (17), Nova Venécia (18), São Mateus (19), Barra de São Francisco (21), São Gabriel da Palha (22), Marilândia (23), Colatina (24), João Neiva (25), Fundão (26), Santa Maria de Jetibá (29) e Cariacica (31).

Em novembro, o furgão do CineSolar chega a mais 16 municípios: Domingos Martins (01), Santa Leopoldina (04), Santa Teresa (05), Itaguaçu (06), São Roque do Canaã (07), Itarana (08), Venda Nova Imigrante (09), Ibatiba (11), Iúna (12), Jerônimo Monteiro (13), Ibitirama (14), Piúma (15), Anchieta (16), Rio Novo do Sul (18), Apiacá (19) e Bom Jesus do Norte (20).

Em 2024, a primeira edição do “Cine Sesc Itinerante”, junto ao CineSolar, foi realizada nos meses de agosto e setembro, em 15 municípios, e as sessões de cinema ao ar livre alcançaram 2.750 espectadores capixabas. O furgão rodou 2.830 quilômetros pelo estado do Espírito Santo.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Na telona serão exibidos curtas-metragens nacionais com temática ambiental e de ciências. As sessões divertidas, repletas de cores e aventuras, apresentam filmes que despertam a curiosidade das crianças sobre o mundo animal e a natureza, e que promovem a resiliência e a diversidade em todas as suas dimensões.

O destaque fica para o documentário “O Caboclo do Sapê”, com direção de Ricardo Sá, que mostra a luta de Antônio Rodrigues (mais conhecido como Caboclo Sapezeiro) para reconverter áreas degradadas por eucalipto em terras agricultáveis. Na região onde mora, Sapê do Norte, localizada no norte do Espírito Santo, ele desenvolve – em parceria com outros quilombolas – um sistema agroflorestal, que recupera a terra, a mata e as nascentes.

Outro curta especial, “Escola Circular”, com direção de Martin Caparrós e Javier Estrada, explora os princípios da economia circular e a gestão de resíduos. Ele participa do Science Film Festival Brasil (Festival Internacional de Ciências), realizado localmente pelo Midiativa, que em 2025 chega à sua 7ª edição, de 1º de outubro a 20 de dezembro, com exibições de 53 filmes sobre ciência, tecnologia e meio ambiente de 22 países.

Leia mais

Rolar para cima