Ciência Fora da Caixa é uma atividade complementar e projeto social do Ensino Médio do Polo Educacional Sesc
O Sesc apresentou o Ciência Fora da Caixa em um evento sobre inovação curricular do Ministério da Educação (MEC) no dia 30 de janeiro. O projeto é exemplo de iniciativa pedagógica fundamentada no uso de metodologias ativas em Ciências da Natureza. A ação do governo faz parte do lançamento do Caderno de Inovação Curricular em Ciências da Natureza: Clube de Letramento Científico. Foram apresentadas outras iniciativas sobre o mesmo tema.
O Ciência Fora da Caixa é uma atividade complementar e projeto social do Ensino Médio do Polo Educacional Sesc. Consiste na produção de caixas com kits de materiais de baixo custo e versáteis que, quando combinados, se transformam em experimentos científicos. O projeto contribui com escolas que não dispõem de espaço de laboratório e possibilita aos alunos ver na prática a teoria aprendida em sala de aula. Durante a apresentação do Ciência Fora da Caixa no webinário, o protagonismo dos estudantes na concepção e no desenvolvimento do projeto foi destacado.
Para o Sesc, participar do evento é uma forma de inspirar educadores e reforçar a importância de uma educação científica transformadora.

Departamento Nacional do Sesc, apresentou o projeto no webinário
“É muito importante que o Sesc seja reconhecido pelo Ministério como aquele que promove ações e atividades de grande impacto educacional. O lançamento dos cadernos é uma ação muito importante do governo federal, no sentido de promover novas possibilidades de impacto nos currículos, garantindo protagonismo, ações com metodologias ativas que permitam a crianças e jovens um entendimento mais arrojado dos conhecimentos e uma apropriação desses conhecimentos com alegria e com significado real para a vida”, afirma o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Luiz Fernando de Moraes Barros.
A apresentação para o Ministério expôs como o Ciência Fora da Caixa democratiza o acesso à experimentação científica – para aqueles que recebem as caixas feitas por alunos do Sesc – e como ajuda no desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos estudantes, como:
– Iniciativa para investigar e solucionar problemas reais (ausência de laboratórios para criar experimentação nas escolas e baixos índices de aprendizagem nas Ciências da Natureza)
– Espírito empreendedor, com viés social, de fazer uma ideia sair do papel e virar ação
– Criatividade para desenvolver laboratórios portáteis com insumos de baixo custo e fáceis de achar em mercados e farmácias
– Solidariedade e comprometimento – pensamento voltado à Responsabilidade Social e à cooperação
“O Sesc fazer parte dessa ação com um case inovador de sucesso nascido no Polo Educacional Sesc, e que está presente em diversos estados, ajuda a consolidar a Rede Sesc de Educação como propositora de inovações curriculares, numa perspectiva de desenvolvimento social – a partir de uma educação que nos inspira, que nos orgulha e que transforma vidas”, conclui Luiz Fernando.
O webinário de lançamento do Caderno de Inovação Curricular em Ciências da Natureza: Clube de Letramento Científico está disponível no link: https://www.youtube.com/live/6u2A0ZchaCI