Relator do Orçamento de 2025 quer analisar corte de despesas na proposta

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O relator do Orçamento de 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), disse que ainda vai analisar a proposta enviada pelo governo (PLN 26/24), mas afirmou que não concorda com aumentos de tributos para que seja alcançada a meta de déficit zero. Ele disse que vai verificar a possibilidade de corte de despesas.

“A meta é possível, o déficit zero. Agora, não dá para fazer isso sacrificando quem gera emprego, que são os empresários, quem gera o imposto. Então, se o governo quer atingir o déficit zero, tem que cortar a despesa e não aumentar a carga tributária”.

O governo previu alguns aumentos de impostos na proposta com o objetivo de compensar as perdas com a desoneração da folha de salários de alguns setores econômicos.  Os técnicos da equipe econômica avaliam que as perdas podem chegar a R$ 35 bilhões no ano.

Para o deputado Merlong Solano (PT-PI), o Orçamento de 2025 lida com problemas herdados do governo anterior como a suspensão do pagamento de precatórios e as reduções de ICMS que impactaram as finanças estaduais.

“Já está acontecendo um ajuste de grande magnitude. E o governo quer ir além, propondo esse déficit zero. Mas, obviamente, houve por parte do novo marco fiscal a sapiência, a inteligência de estabelecer as bandas. Pode ser um déficit de cerca de R$ 30 bilhões ou um superávit de até R$ 30 bilhões”.

Merlong, que é membro da Comissão Mista de Orçamento, acredita que o governo está no caminho certo ao coibir a sonegação de impostos e ao cobrar do Congresso medidas que compensem as desonerações tributárias.

“Aqueles parlamentares que fazem diariamente o discurso do equilíbrio fiscal e que acusam o governo de ser um governo gastador, contraditoriamente votam a favor dessas medidas que implicam em renúncia fiscal, de um lado; e, às vezes, em aumento da despesa, sem a devida identificação da fonte de receita”.

O deputado disse ainda que o espaço para investimentos no Orçamento é muito pequeno e o Congresso vai precisar rever as emendas de comissões permanentes para que elas ocupem este espaço em obras estruturantes.  Merlong Solano concedeu entrevista ao programa Painel Eletrônico da Rádio Câmara.

Comparativo entre os projetos orçamentários de 2024 e 2025 (R$ bilhões)

Órgão Orçamentário


2024

2025

Variação (%)

Ministérios

 

 

 

Agricultura e Pecuária

10,501

10,734

2%

Ciência e Tecnologia

12,420

16,679

34%

Fazenda

33,578

27,242

-19%

Educação

180,580

200,490

11%

Indústria e Comércio

2,889

3,070

6%

Justiça 

20,417

22,015

8%

Minas e Energia

8,860

10,171

15%

Previdência Social

935,203

1.028,927

10%

Relações Exteriores

4,772

5,092

7%

Saúde

231,331

241,606

4%

 Transportes

57,406

30,754

-46%

Trabalho e Emprego

111,454

121,511

9%

Comunicações

1,983

2,041

3%

Cultura

3,310

3,970

20%

Meio Ambiente

3,646

4,131

13%

Gestão 

6,614

4,636

-30%

Planejamento 

3,389

3,706

9%

Desenvolvimento Agrário 

5,680

5,846

3%

Esporte

0,607

0,863

42%

Defesa

126,146

133,582

6%

Integração Nacional

5,448

5,570

2%

Turismo

0,270

1,078

299%

Assistência Social

281,764

291,310

3%

Cidades

20,986

18,959

-10%

Pesca e Aquicultura

0,300

0,257

-14%

Mulheres

0,208

0,240

15%

Igualdade Racial

0,163

0,202

24%

Empreendedorismo

0,000

0,132

 

Portos e Aeroportos

5,415

4,157

-23%

Direitos Humanos

0,412

0,475

15%

Povos Indígenas

0,856

1,299

52%

Poder Executivo/outros

     

Presidência da República

3,360

4,544

35%

Vice-Presidência da República

0,015

0,016

7%

Advocacia-Geral da União

4,457

4,637

4%

Banco Central do Brasil

4,151

4,242

2%

Controladoria-Geral da União

1,392

1,428

3%

Defensoria Pública da União

0,761

0,831

9%

Poder Legislativo e TCU

     

Camara dos Deputados

8,035

8,594

7%

Senado Federal

5,916

6,317

7%

Tribunal de Contas da União

2,850

3,059

7%

Poder Judiciário

     

Supremo Tribunal Federal

0,897

0,953

6%

Superior Tribunal de Justiça

2,104

2,247

7%

Justiça Federal

16,156

17,214

7%

Justiça Militar da União

0,758

0,803

6%

Justiça Eleitoral

11,806

11,298

-4%

Justiça do Trabalho

26,974

30,479

13%

Justiça do DF

3,844

4,083

6%

Conselho Nacional de Justiça

0,297

0,318

7%

Ministério Público

     

Conselho Nacional do Ministério Público

0,115

0,123

7%

Ministério Público da União

9,369

9,903

6%

Outros

     

Encargos Previdenciarios da União

0,000

14,159

 

Encargos Financeiros da União

72,738

111,299

53%

Transferências estados e municípios

546,230

584,537

7%

Operações Oficiais de Crédito

85,991

118,869

38%

Dívida Pública Federal

2.477,406

2.525,820

2%

Reserva de Contingência

29,630

33,346

13%

Total

5.391,886

5.699,890

6%

Fonte: Siop

Crédito da imagem _ Agência Câmara

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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