Em janeiro de 2025, a revista CNC Notícias completa 25 anos, e sua trajetória reflete o compromisso contínuo do Sistema CNC-Sesc-Senac com a informação de qualidade e a preservação da memória. José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, celebra esse importante marco e enfatiza o peso histórico da publicação.
“Ao longo destes 25 anos, a revista CNC Notícias tem sido uma verdadeira cronista do tempo, acompanhando, paralelamente, a evolução do Brasil e do Sistema CNC-Sesc- Senac. Este aniversário, que coincide com os 80 anos da CNC, forma um marco duplo que carrega o simbolismo de uma trajetória de excelência. Estamos diante de um ano transformador, repleto de grandes projetos e ações, que não só reafirmarão o nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, mas também nos consolidarão como uma força indiscutível na construção de um País mais justo, próspero e inclusivo”, comenta Tadros.
Memória institucional
A análise histórica que compõe esta reportagem foi possível graças ao trabalho minucioso da Gerência de Documentação e Informação (GDI) da CNC, responsável pela salvaguarda da memória da instituição.
A equipe se dedicou à sistematização e à organização das edições da revista CNC Notícias, desde o primeiro número, em 27 janeiro de 2000, permitindo a recuperação de mais de 9 mil conteúdos. Assim, passa a ser possível a realização de retrospectivas e estudos, mostram aspectos interessantes da evolução editorial da revista. Apenas no número 75, de dezembro de 2005, a CNC Notícias passou a adotar uma capa, um marco visual que trouxe mais identidade à publicação. O número 101, de 2008, marcou a primeira mudança editorial da revista, e a edição 109, de 2009, trouxe a primeira alteração de layout, tornando a revista visualmente mais atrativa e moderna.
A lista de curiosidades inclui ainda um gráfico que detalha o número de matérias publicadas a cada ano, começando com 141 no primeiro ano e atingindo um pico de 673 no ano de 2018. Esse recorde consolidou uma média anual de 535 matérias, mantida desde então.
Com a palavra, a Diretoria
Outro dado apurado foi a introdução de um editorial a partir do número 109, criando um espaço dedicado à reflexão sobre as principais questões enfrentadas pelo Sistema Comércio, trazendo as perspectivas da Diretoria sobre o futuro da instituição e do setor terciário.
Simone Guimarães, diretora-geral executiva da Confederação, destaca o caráter estratégico da revista para a divulgação das ações realizadas pelo Sistema CNC-Sesc-Senac em todo o País. Atingindo, assim, diferentes públicos-alvo, que incluem desde as entidades que o compõem até políticos, formadores de opinião, empresários e sociedade civil.
“Ao longo destas duas décadas e meia, a revista tem sido uma ferramenta estratégica para disseminar as ações do Sistema CNC-Sesc-Senac, em um trabalho que se tornou indispensável para a comunicação das nossas ações e conquistas em âmbito nacional. Este é um reflexo do trabalho contínuo em busca de inovação, com foco no fortalecimento do setor e no desenvolvimento da sociedade brasileira, sempre alinhados com as necessidades do nosso público”, comenta Simone.
Trabalho que valoriza o Brasil
A seção com maior número de conteúdos foi a Institucional, com 792 matérias publicadas. Essa editoria tem sido um espaço essencial para a divulgação das ações e dos posicionamentos nacionais da entidade, além de se aprofundar nos temas institucionais mais relevantes.
“A revista CNC Notícias tem sido um canal vital para fortalecer o vínculo entre nossa instituição e os diversos públicos com os quais interagimos. Este marco é uma demonstração de nossa constante evolução, com um olhar atento às mudanças no cenário social e econômico do Brasil”, reflete Elienai Câmara, chefe de Gabinete da Presidência e coordenador de Comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac.
Contra dados, não há argumentos
A revista CNC Notícias também traz importantes trabalhos retrospectivos e prospectivos da economia brasileira. Tais estudos servem de balizadores para o planejamento estratégico dos empresários e a criação de análises econômicas do setor terciário, e são repercutidos massivamente nos veículos de imprensa.
Trabalhos da Diretoria de Economia e Inovação (Dein), como a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010, permitiram a criação de um banco de dados rico, e constantemente acessado, facilitando a consulta e o acompanhamento das transformações e do impacto do comércio de bens, serviços e turismo na economia brasileira ao longo do tempo.
O valor do legado
A revista CNC Notícias teve início durante a gestão do presidente Antonio Oliveira Santos, que esteve à frente da Confederação de 1980 a 2018 e incentivou a criação de um veículo de informação de referência, com contribuições substanciais para o debate público.
Outro dado revelado pela análise foi que o economista Ernane Galvêas é recordista em publicações, tendo veiculado artigos em todas as edições até o seu falecimento, em 2022. Foram mais de 190 artigos abordando temas cruciais para o desenvolvimento do Brasil, com ênfase em economia, políticas públicas e o impacto do setor terciário na sociedade.
Um Brasil continental
A análise da GDI também aponta a variedade de temas publicados ao longo destes 25 anos, relembrando marcos como a inauguração da Escola Sesc de Ensino Médio, a criação do Programa Senac de Gratuidade, a autorização para a mudança de nome da CNC, os entraves e as conquistas durante a pandemia do coronavírus, tudo fruto de um trabalho integrado entre as equipes de comunicação do Sistema.
Cabe ainda revelar o papel fundamental dessas equipes para a produção mensal da revista CNC Notícias. A apuração diária de pautas, realizada pelos núcleos de Comunicação das federações e dos sindicatos, Sescs e Senacs em cada estado, é compartilhada com a equipe de Imprensa da Confederação e reverberada nas páginas da publicação, que é entregue a cada reunião de Diretoria da CNC.
O conteúdo produzido e compartilhado, diariamente, nas ágeis mídias digitais, ganha perenidade a cada edição impressa da publicação, criando, mês a mês, um compilado dos principais fatos e ações dessa rede integrada.
