Retrospectiva 2023: relembre as principais ações do Sistema CNC-Sesc-Senac

Compartilhe:

2023: um ano de união e fortalecimento

Relembre conosco momentos notáveis deste ano, construído a muitas mãos, e orgulhe-se do trabalho que realizamos para robustecer, ainda mais, a máquina monumental que leva educação profissional e bem-estar social aos rincões do País, enquanto serve de escudo para o setor do comércio de bens, serviços e turismo do Brasil.

Abrindo o ano, a websérie Do Tamanho do Brasil 3 – Especial Turismo trouxe depoimentos de empresários dos 26 estados e do Distrito Federal falando sobre como o trabalho da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), das federações, dos sindicatos, do Sesc e do Senac impacta positivamente o desenvolvimento dos seus negócios. “Com paisagens incríveis que só o Brasil pode oferecer, além de histórias inspiradoras de empreendedorismo, a websérie mostra como o Sistema Comércio pode impulsionar negócios e promover o crescimento regional”, destacou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na ocasião.

Na sequência, em 14 de março, foi realizada a entrega dos documentos da Agenda Institucional do Sistema Comércio ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O evento, em Brasília, reuniu mais de 800 convidados, incluindo 115 parlamentares do Congresso Nacional, além de empresários e lideranças sindicais.

A Agenda Institucional é um instrumento estratégico de gestão de iniciativas, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, que estimulem o crescimento e o fortalecimento dos setores representados pelo Comércio de Bens, Serviços e Turismo sobre os temas prioritários para a modernização e o desenvolvimento do Brasil. O documento nacional, as agendas estaduais, do Distrito Federal e dos setores de comércio, serviços e turismo estão disponíveis no site agendadocomercio.org.br.

Presidente da CNC, José Roberto Tadros, fala na inauguração do escritório internacional da CNC

Sistema Comércio em Portugal

Em um movimento fundamental para a expansão dos fluxos de comércio exterior do setor terciário e aproximação de negócios entre Europa e Mercosul, foi inaugurado, em março, o primeiro escritório internacional da entidade, em Lisboa, Portugal.

O objetivo da CNC é fortalecer e expandir a parceria com países europeus, garantindo a possibilidade de realização de missões empresariais brasileiras no continente europeu. “Isso amplia, e muito, as possibilidades de avançarmos na construção de novos negócios e acordos comerciais”, comentou o presidente da Confederação na inauguração do escritório.

Na mesma viagem a Portugal, onde estiveram presentes os presidentes das federações estaduais e nacionais, houve um encontro com o então recém-empossado presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, estreitando laços entre o setor terciário brasileiro e os mandatários das duas nações. Na ocasião, Tadros e Lula trataram da importância de haver um esforço interinstitucional para a aceleração do crescimento do comércio exterior.

O Dia S

Manifestação do Dia S na Praça da Cinelândia, no Rio de Janeiro

Definitivamente, um dos marcos do ano de 2023 para o Sistema CNC-Sesc-Senac foi a mobilização de líderes, colaboradores, representados, assistidos e amigos pela manutenção dos recursos que suportam a máquina de educação, bem-estar e representação que valoriza o setor terciário brasileiro.

Após a ameaça de repasse de 5% dos recursos que mantêm Sesc e Senac para custeio da Embratur, foram realizadas múltiplas ações, de norte a sul do País, para preservação dos investimentos destinados constitucionalmente às duas instituições. Um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas, as diversas reuniões com aliados políticos, a atuação ativa nas redes sociais e na mídia, o envolvimento de grandes nomes da cultura nacional em defesa do Sesc e do Senac e os milhares anônimos que foram às ruas dar cara ao trabalho transformador realizado diuturnamente pelo Sistema CNC-SescSenac foram apenas alguns capítulos de uma inspiradora história que marcou para sempre o Sistema Comércio.

O ponto alto dessa narrativa épica foi aquele que passou a ser chamado de Dia S, em 16 de maio de 2023, quando milhares de pessoas saíram, simultaneamente, às ruas do Brasil para defender o Sesc e o Senac. O resultado disso? Uma vitória que garantiu o atendimento à população brasileira nos moldes do que prega a Constituição Federal.

De olho na inovação

Para garantir a disseminação da cultura da inovação pelo Sistema Comércio, Amazonas, Goiás, Paraíba e Santa Catarina receberam as quatro primeiras edições do CNC Innovation Day, projeto da Diretoria de Economia e Inovação da entidade, cujo propósito maior é disseminar a busca pela eficiência e pela conectividade. Empresários, empreendedores e estudantes participaram de apresentações de cases de sucesso e palestras durante os eventos, em um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias, startups e negócios locais, com foco nas necessidades do setor terciário.

Outros dois eventos movimentaram o Sistema CNC-Sesc-Senac: o Web Summit Rio e a Rio Innovation Week, que aconteceram na capital fluminense, em maio e outubro, respectivamente. Maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit Rio foi captado pela Fecomércio-RJ, em parceria com a Prefeitura do Rio, com expectativa de realização de seis edições e previsão de impacto de R$ 100 milhões na economia carioca. Já a Rio Innovation Week é um evento com patrocínio da CNC, que corrobora o compromisso da entidade de desempenhar um papel de destaque no ecossistema de inovação e promoção da transformação digital no comércio.

José Roberto Tadros discursou em plenária da 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

OIT: trabalho decente e justiça social

Finalizando o primeiro semestre, a CNC, representada pelo presidente, pelos diretores e pelo corpo técnico, esteve presente na 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça. Líder da representação das confederações patronais brasileiras que participam da reunião, o presidente Tadros abordou a recuperação gradativa da economia brasileira póspandemia da Covid-19 em seu discurso na plenária do evento internacional.

“Temos o objetivo de colaborar com o fortalecimento do Estado brasileiro para avançar no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho, entre os quais se destacam, além da desigualdade social e da pobreza, a redução do desemprego e da informalidade”, pontuou Tadros em seu discurso, que também destacou a importância do trabalho de entes públicos e privados, para a priorização de temas como redução das desigualdades, e promoção da justiça social e do trabalho decente.

#SiConecta2023

Outro ponto alto do ano foram os eventos Sicomércio e Conecta 2023, que reuniram mais de dois mil líderes e colaboradores do Sesc, do Senac, das federações estaduais do comércio, das federações nacionais e dos sindicatos empresariais que formam a base do Sistema, para cinco dias de debates, troca de experiências e compartilhamento de boas práticas, em Brasília, no mês de agosto.

Representantes do Sistema Comércio recebem o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso durante o Sicomércio 2023

“Trabalhamos para fortalecer cada elo desse grande Sistema que representa, qualifica, cuida das pessoas e desenvolve o nosso país. As mudanças estão se acelerando em todas as dimensões, no âmbito político, econômico, social e sindical. Precisamos conhecer a fundo nossas forças e nossos pontos de melhoria”, ressaltou José Roberto Tadros, na ocasião.

Os eventos levaram os participantes a uma jornada rumo ao conhecimento e à excelência. Tudo isso em busca de uma atuação conjunta eficaz em benefício do setor empresarial e do Brasil como um todo. As programações do Conecta e do Sicomércio foram organizadas em seis espaços temáticos: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios.

Os eventos contaram com a presença de figuras ilustres do poder público, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que falou sobre a economia e o comércio no Brasil; o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que abordou o fortalecimento das negociações coletivas; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues, que analisou o cumprimento das cotas de aprendizagem e de pessoas com deficiência; entre outros nomes.

Conquistas e prêmios

Em seu terceiro ano de participação no prêmio Great Place To Work (GPTW), organização multinacional que reconhece companhias brasileiras regional e nacionalmente e que avalia os melhores ambientes de trabalho com base nas avaliações dos próprios funcionários, a CNC garantiu o nono lugar no ranking das melhores empresas de médio porte, coroando a diligência individual dos colaboradores pelo bem coletivo da Confederação e de todo o setor que ela representa.

Também no âmbito dos Recursos Humanos, a UniCNC, plataforma digital de capacitação profissional do Sistema Comércio, conquistou medalha de prata no prêmio Brandon Hall Awards, na área de Treinamento e Desenvolvimento, na categoria Melhor Avanço na Implementação de Plataforma de Aprendizagem de 2022, concorrendo com diversas empresas internacionais.

Já o filme Momentos, que retrata a importância do comércio, dos serviços e do turismo na vida das pessoas, colecionou prêmios ao longo do ano. Recebeu o Prémios Lusófonos da Criatividade, em Portugal; o American Golden Picture International Festival, nos Estados Unidos; o Kiez Festival e o Festival de Artes e Cinema de Mannheim, na Alemanha; e o Festival Internacional de Curtas Konyaalti, na Turquia.

Reforma tributária

Em seu trabalho perene em prol do setor terciário, a CNC empenhou-se para garantir uma reforma tributária mais justa, que garantisse um ambiente de negócios e maior segurança jurídica.

A Confederação reconhece alguns avanços na proposta. No entanto, volta a destacar o tratamento desarrazoado dado às empresas do setor de serviços, que irá resultar em uma oneração que poderá inviabilizar os negócios, prejudicando investimentos e, consequentemente, a geração de empregos e renda.

A CNC seguirá empenhada em contribuir para o aperfeiçoamento da proposta, para que o Brasil possa contar com um sistema tributário mais simples, justo e racional, defendendo, ainda, a Emenda do Emprego, que propõe descontos no IVA para empresas com maiores custos de folha de pagamento.

Um ano de saudades

Duas perdas significativas marcaram o ano de 2023 no Sistema CNC-Sesc-Senac. Antonio Oliveira Santos, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac de 1980 a 2018 e Presidente de Honra da Confederação, faleceu em 5 de agosto, deixando como grande legado o processo de interiorização e fortalecimento da atuação do Sesc e do Senac por todo o Brasil. “A CNC perde uma de suas grandes referências, um nome que se confunde com a própria trajetória e consolidação do Sistema Comércio”, afirmou o presidente Tadros na ocasião.

Já em 29 de outubro, perdemos Danilo Santos de Miranda, ícone da cultura paulista e brasileira e diretor do Sesc-SP há quase 40 anos. Prestigiado informalmente como ministro da Cultura, Danilo deixou uma herança de valorização da atividade física, do lazer, da educação e da cultura para a redução das desigualdades no País.

Leia mais

Scroll to Top