Sesc e Senac

Um sistema que valoriza os trabalhadores do comércio e suas famílias, gerando desenvolvimento social para milhões de brasileiros a cada ano, com benefícios em educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a representante sindical, no plano nacional, de cerca de cinco milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo que movem a economia brasileira e geram 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

As empresas desses setores estão organizadas em sindicatos de atividades afins, em uma mesma base territorial. Os sindicatos organizam-se em federações, todas representadas institucionalmente pela CNC.

Essa estrutura de representação empresarial, criada há mais de sete décadas, administra hoje um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, formado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um sistema que valoriza os trabalhadores do comércio e suas famílias, gerando desenvolvimento social para milhões de brasileiros a cada ano, com benefícios em educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer.

Conheça os braços sociais:

Diariamente, em todo o País, milhares de brasileiros participam das atividades promovidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Criado em 1946, seu público-alvo são os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, a quem destina prioritariamente suas ações nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Ao longo do tempo, esse trabalho foi estendido e, atualmente, toda a população se beneficia com seus serviços, dentro do compromisso do Sesc em cooperar com o governo, o empresariado e os trabalhadores.

Para realização desse trabalho, o Sesc conta com uma rede ampla e diversificada, composta por escolas, consultórios médicos e odontológicos, restaurantes e lanchonetes, espaços cênicos e de exposições, centros culturais, bibliotecas, ginásios e quadras de esportes, parques aquáticos, academias, áreas de recreação, hotéis, pousadas e estâncias ecológicas, entre outros. Também leva seus serviços a praças, parques e empresas, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

Uma frota de unidades móveis amplia ainda mais o alcance da Instituição, que chega com suas ações e seus projetos a 2,2 mil municípios. Veículos especialmente adaptados circulam com oferta de ações de saúde, cultura, nutrição e lazer. O atendimento é voltado principalmente a cidades e comunidades distantes, que têm dificuldade de acesso a serviços por conta de sua localização.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vem transformando, há mais de 70 anos, a vida de milhões de pessoas por meio da oferta de cursos e serviços voltados para a educação profissional em sintonia com as necessidades do comércio de bens, serviços e turismo. Ao longo de sua história, a Instituição formou profissionais e cidadãos, investiu em infraestrutura de ponta, desenvolveu tecnologias educacionais, produziu conhecimento, e ajudou o comércio e o Brasil a crescer.

A atuação do Senac é reconhecida pela excelência e qualidade dos cursos de educação profissional oferecidos pela instituição. Presente em mais de dois mil municípios brasileiros, o Senac forma profissionais com uma abordagem que valoriza o espírito ético e responsável no trato com o meio ambiente e a diversidade cultural.

Assim, a instituição construiu uma história de olho no futuro, um futuro que se renova a cada dia como o próprio Senac.

Scroll to Top