O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, atendeu ao convite do presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, visitando a Casa do Comércio, sede da Federação baiana, nos dias 28 e 29 de março, quando cumpriu agenda de compromissos na capital baiana. Esta foi a primeira visita institucional de Tadros a uma federação filiada desde o início pandemia.
José Tadros participou do ato simbólico de lançamento do projeto “1.000 Árvores”, da Fecomércio-BA e Sesc Bahia, com o plantio de 3 mudas de Ipê Amarelo Mirim (Tecoma stans) na área verde da Casa do Comércio.
A ação foi realizada de forma simultânea nas unidades do Sesc em 10 municípios e pretende promover o plantio de 1.000 árvores e fomentar atividades de educação ambiental. “Estamos plantando essas árvores para nossos filhos e nossos netos”, disse com entusiasmo o presidente Carlos Andrade, grande incentivador dessa iniciativa que integra um projeto maior do Sesc Bahia, “com S de sustentabilidade”.
Na sequência, Tadros discursou na reunião de diretores da Federação baiana, abordando os desafios do empresariado brasileiro, em que destacou a crise enfrentada com a pandemia do coronavírus. “O comércio teve de se reinventar por meio da informatização, o que em grande parte contou com a contribuição do nosso Sistema, tanto por meio do Sesc quanto do Senac, e os investimentos feitos em tecnologia”, afirmou.
O presidente da CNC também mencionou, no dia do aniversário de 273 anos da capital baiana (29/03), a importância do turismo como uma “atividade que, acima de tudo, integra os povos”. O presidente Carlos Andrade elogiou o dinamismo do líder da CNC como fundamental para que o Sistema Comércio atravesse os desafios da atualidade, como as ameaças de cortes de recursos.
“Graças à articulação e à bravura do presidente Tadros, a nossa Confederação ganhou muito mais visibilidade e reconhecimento nacional perante a sociedade e poderes públicos, dando, também, um grande exemplo de boa gestão dos nossos braços sociais, o Sesc e o Senac”, disse Carlos.
A visita à Bahia também foi marcada por homenagem ao ex-presidente Carlos Amaral, antecessor do atual presidente da Fecomércio-BA, que recebeu o título de Membro Vitalício do Conselho Superior da CNC, pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Comércio.
Santuário de Irmã Dulce
Acompanhado da secretária-geral da CNC, Simone Guimarães, do presidente Carlos Andrade e da diretora regional do Senac, Marina Almeida, Tadros também visitou o Memorial de Santa Dulce dos Pobres, que conta a trajetória da primeira santa brasileira que fundou, a partir de um simples galinheiro, uma das maiores instituições sociais do país.