Nos dias 12 a 14 de janeiro, presidentes de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, equipes técnicas e representantes do Sesc e do Senac Regionais estiveram em Nova York participando da NRF 2025 – National Retail Federation, considerada a maior feira de varejo do mundo. O evento reuniu milhares de líderes e especialistas globais em busca de insights para transformar o setor do comércio no Brasil.
Com o tema Game Changer ou “varejo redefinido”, a NRF 2025 destacou a importância da adaptação em um cenário de mudanças rápidas, em que a tecnologia, a sustentabilidade e a personalização da experiência do cliente ocupam o centro da discussão.
O evento, que contou com CEOs que ditam estratégias e tendências de mercado em escala global, promoveu palestras, painéis interativos e uma feira com expositores que demonstraram soluções de ponta, como inteligência artificial, automação e ferramentas de análise de dados. Foram 175 palestras, num espaço com mais de mil expositores, apresentando as recentes soluções tecnológicas para cerca de 40 mil participantes.
Pela primeira vez na feira, o vice-presidente da Fecomércio-AP, Arimatéia Silva, ressaltou o evento como uma oportunidade única para trazer novos conhecimentos ao comércio local. “Estar presente nos permite ter acesso às mais modernas práticas e inovações do varejo mundial. Esse aprendizado é essencial para fortalecermos o setor no Amapá e ajudarmos os empresários a se adaptarem às novas demandas do mercado globalizado”, disse.
A comitiva da Fecomércio-RJ esteve na NRF 2025 junto com o Sebrae Rio. A Federação levou os vencedores da 5ª edição do Prêmio Visão Consciente, concedido às empresas do comércio de bens, serviços e turismo que se destacaram com iniciativas inovadoras e adotaram, em seus negócios, práticas sustentáveis e ligadas a questões ambientais e de responsabilidade social.
“Participar de uma feira desse porte possibilita aos vencedores do prêmio assimilar as novas práticas e tendências do varejo mundial e trazer para o Rio de Janeiro experiências valiosas para os seus negócios e para o setor”, afirmou o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Missão técnica
A Fecomércio-PE organizou, pela primeira vez, uma missão técnica para a NRF, em parceria com o Sebrae Pernambuco e o Senac-PE. “Estamos confiantes de que a nossa participação será transformadora para todos, impulsionando nossos negócios a novos patamares de excelência e inovação, conectando o Estado às mais avançadas tendências do varejo global. Buscamos aproveitar ao máximo esta experiência e trazer de volta ao nosso estado ideias que contribuam para o comércio pernambucano”, comentou Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE que liderou a missão.
Para o vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, como representantes do setor terciário, é importante que as Federações possam trazer esse conteúdo para o Brasil e adaptá-los à realidade local, “corroborando o nosso propósito de impactar pessoas e empresas para construir um mundo melhor”.
Uma comitiva do Rio Grande do Sul também esteve no evento, com dirigentes e colaboradores do Sistema. Já no primeiro dia, o grupo visitou grandes lojas, começando pela Petco, que exemplifica um modelo inovador de varejo no setor pet e depois na Crate & Barrel, que se destaca por oferecer mais do que uma loja de móveis, proporcionando uma experiência única de atendimento impecável, com consultorias personalizadas.
“O consumidor busca personalização, autenticidade e propósito nas marcas que escolhe, e cabe a nós compreender essa demanda para oferecer experiências que encantem e fidelizem. A tecnologia é apenas um meio. O verdadeiro diferencial está em como a utilizamos para criar valor e construir conexões humanas”, explicou o Luiz Carlos Bohn.
A Fecomércio-DF também levou uma comitiva com 20 empresários da capital federal para conhecer o que há de mais moderno e inovador em termos de boas práticas. O grupo, coordenado por José Aparecido Freire, presidente da entidade, visitou a sede de empresas multinacionais, em um dos mercados mais diversificados e dinâmicos do mundo.
Aparecido enfatizou que, embora a inteligência artificial esteja no centro dos debates e presente em quase todos os painéis e palestras, o papel humano permanece crucial para a execução bem-sucedida das estratégias corporativas. “Ainda que a inteligência seja artificial, os comandos e as decisões finais continuam em nossas mãos. Por isso, é imprescindível investir não apenas em tecnologia, mas também em recursos humanos”, afirmou.
Grandes empresas
Além de participar da NRF 2025, diretores e conselheiros do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Mato Grosso, empresários do varejo e representantes do Sebrae no Estado, liderados pelo presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, realizaram visitas técnicas a companhias norte-americanas que são referência no setor de varejo, como a Nordstrom, Puma, Artefacto, REI, Lowe’s, Ikea, Petco e Wegman’s, além de networking com investidores estrangeiros.
“Não só a participação na feira, mas essas visitas técnicas, em diversos segmentos, permitiram que os empresários fizessem imersão nos ambientes de negócios, tendo um conhecimento profundo de tudo. Voltamos para Mato Grosso com novas ideias e novas práticas”, avaliou.
Pós-evento
A Fecomércio-RN já está pensando em como democratizar todo o conteúdo aprendido na feira. Segundo o vice-presidente Luiz Lacerda, a Federação realizará um evento para os empreendedores potiguares com base na experiência vivenciada na NRF 2025.
“Essa experiência nos proporciona conhecer ações desde atendimento ao consumidor, produtos inovadores até o design das lojas que impactam e geram uma experiência de compra satisfatória. São realidades diferentes, porém possíveis de adaptação, atendendo a um cenário real. Agora, voltamos para casa com o dever de repassar o que vimos aqui”, enfatizou.
Os empresários gaúchos também poderão conferir todas as novidades no encontro “Tendências do maior evento de varejo do mundo direto para seus negócios”, a ser promovido pela Fecomércio-RS, no dia 18 de fevereiro.
Representantes das Federações do Comércio de Roraima e Pará também participaram da NRF 2025, em Nova York.