Turismo

Ferramenta gratuita de gestão do turismo apresentada pela CNC pode ser ponto de virada para o setor

Compartilhe:

Durante o lançamento da ferramenta, no Salão Nacional do Turismo 2025, responsável pelo Cetur da CNC, Alexandre Sampaio, ressaltou a importância do novo painel, que reúne dados do setor em todo o País

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), apresentou no Salão Nacional do Turismo 2025, realizado entre 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo, o novo Painel Vai Turismo – Inteligência Competitiva para o Turismo. A iniciativa conta com apoio das Federações do Comércio estaduais e parceria da GKS Inteligência Territorial.

A plataforma digital é inédita no Brasil e reúne, em um só espaço, dados, indicadores e informações estratégicas sobre políticas públicas e projetos voltados ao turismo em cada estado. Com atualização contínua, permitirá uma visão integrada do cenário turístico, favorecendo decisões fundamentadas e alinhadas às demandas regionais e nacionais.

Ferramenta gratuita e estratégica

Durante o lançamento, Alexandre Sampaio, responsável pelo Cetur da CNC, destacou o papel transformador do painel como apoio à gestão turística.

“Essa ferramenta gratuita que a CNC disponibiliza para todo o Brasil dá aos estados a possibilidade de acompanhar seus projetos e políticas públicas e verificar a convergência com o Plano Nacional de Turismo. Com isso, reforçamos a importância de ações integradas que potencializem o desenvolvimento do setor”, afirmou.

A gerente do Cetur, Aline Lopes, ressaltou a relevância da colaboração entre os atuantes do setor para ampliar o uso do painel. “É fundamental que as secretarias insiram seus projetos e programas na plataforma. O painel permite comparar dados, realizar benchmarking entre estados e mostrar a força do turismo como vetor de desenvolvimento para todo o País”, disse.

A pesquisadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Mariana Aldrigui, destacou o alcance da iniciativa. “Considero que a CNC é a entidade mais comprometida com a qualificação da informação no setor de turismo. O painel apresentado traz dados claros, transparentes e que permitem o estabelecimento de novas conexões para compreensão do turismo em nível local. Informação transparente, bem fundamentada e adaptada à realidade local é o que faz a diferença na definição de melhores estratégias”.

Diferencial competitivo

O grande diferencial da ferramenta é permitir correlacionar projetos ligados ao turismo em execução com os planos e compromissos nos estados e em âmbito nacional, identificando ainda a aderência das iniciativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI Brasil) e ao Plano Nacional de Turismo proposto pelo MTur em 2024. Esses cruzamentos de informações possibilitam avaliar prioridades, corrigir rumos e explorar melhor o potencial de cada região.

O lançamento do painel marca também uma nova fase do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, que em setembro inicia oficinas participativas nos estados, conduzidas de forma online. O objetivo é integrar contribuições de lideranças do trade turístico, gestores públicos, empresários, profissionais e representantes da sociedade civil.

As propostas resultantes serão reunidas em um documento nacional e nos documentos estaduais, a serem apresentados a candidatos aos governos estaduais e à Presidência da República nas eleições de 2026.

Movimento consolidado

Criado pela CNC, o Vai Turismo já mobilizou mais de 1.800 representantes de 320 instituições em debates sobre governança, inovação, sustentabilidade, qualificação profissional, infraestrutura e promoção. Os resultados anteriores influenciaram políticas públicas e reforçaram a percepção do turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico.

Com o novo painel, o movimento dá um passo decisivo ao conectar dados estratégicos e participação social, garantindo que informações se transformem em ações concretas para fortalecer o turismo brasileiro.

Mais informações: vaiturismo.portaldocomercio.org.br

Leia mais

Rolar para cima