Consultor do Vai Turismo fala sobre desenvolvimento econômico e tendências do setor no Conecta

Compartilhe:

Ações consistentes de turismo geram desenvolvimento não só para o turista, mas também para as comunidades locais, com incremento de infraestrutura, transporte, conservação de patrimônio, sustentabilidade, lazer, entre outros. É o que afirma Cássio Garkalns, consultor da assessoria técnica e metodológica do projeto Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apresentou o painel Turismo como Fator de Desenvolvimento Econômico.

A palestra ocorreu no segundo dia do Conecta 2023, evento promovido pela CNC para Federações que integram o Sistema Comércio, com participações dos sindicatos filiados, além do Sesc e do Senac, a fim de promover o debate dos principais temas relacionados à atuação das entidades.

“Se analisarmos de forma estratégica, há um círculo virtuoso de desenvolvimento gerado pela cadeia de turismo em que um segmento vai atraindo o desenvolvimento do outro, gerando uma melhora como um todo na região. Isso ocorre porque o turismo envolve uma gama muito ampla de atividades”, afirmou Garkalns.

O consultor, que é especialista em estratégias de sustentabilidade, ressaltou também que é preciso estar sempre atento a transformações e tendências do mercado. “Cada vez mais, os destinos escolhidos pelos turistas estão ganhando destaque por medidas como descarte de resíduos, preocupação com as comunidades locais, preservação da natureza e boas práticas. Hoje em dia, a repercussão de notícias negativas é muito maior, e o público está menos tolerante”, disse.

Projeto Vai Turismo

Em fase de monitoramento das políticas públicas implementadas nos projetos de governo dos representantes eleitos em 2022, o programa Vai Turismo esteve em pauta na apresentação. “A primeira fase do Vai Turismo, criado em 2021, reuniu propostas de políticas públicas a serem contempladas nos projetos de governo de todos os Estados, a partir das eleições de 2022. Nós tivemos 100% das propostas acatadas e agora entramos numa nova fase, de acompanhamento de implementação e andamento dessas propostas”, explicou.

Cássio avaliou que a participação das Federações do Comércio é fundamental para o desenvolvimento do turismo em todas as regiões do País, principalmente nos municípios. “Com o apoio de vocês, poderemos desenvolver um trabalho de inteligência em nível nacional, numa rede de cruzamento de dados que destaca os projetos que estão enfrentando dificuldades para serem implementados e também os projetos de sucesso que podem servir de exemplo para outras regiões”, enfatizou

O consultor observou que um dos principais objetivos do projeto, neste momento, é comprovar a correlação entre o aumento de turistas em determinado estado ou município com base na implementação das políticas públicas propostas no Vai Turismo.

Leia mais

Scroll to Top