Conecta 2023: Marketing é essencial às entidades sindicais

Compartilhe:

Na parte da tarde, o palco do Conecta 23 se dividiu em seis espaços temáticos, com uma estrutura hexagonal, onde foram debatidos, de forma simultânea, temas essenciais ao desenvolvimento das entidades sindicais: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios.

No eixo de comunicação institucional, o analista da Gerência Executiva de Comunicação da CNC Fabio Louzada falou sobre como usar o marketing para fortalecer as entidades sindicais e mostrou que, mais do que investimentos, é necessário planejamento para avançar nessa tarefa. “Hoje, temos uma estratégia de marketing, mas daqui a um ano a conjuntura será outra, e a estratégia muda. Por isso, é importante estar atento e analisando os cenários constantemente”, afirmou.

Fabio explicou que o marketing trabalha na geração de valor para os clientes, que não é uma atividade-fim, mas um meio de conduzir o lead/cliente para a conclusão das vendas ou, no caso das entidades sindicais, um meio para alcançar os empresários e mostrar o valor do trabalho realizado e ampliar o associativismo.

Na pesquisa de imagem do Sistema Comércio, apresentada logo após a abertura do Conecta, 80% dos empresários declararam que o motivo de contribuírem para o sindicato é ter acesso a produtos e serviços, esclareceu Louzada. Entre as principais necessidades dos negócios, 32% dos empresários declararam que precisam de treinamento e qualificação de seus profissionais, 10% apontaram a necessidade de incentivos fiscais. Fabio Louzada levantou a questão de como as Federações estão avaliando os produtos e serviços oferecidos para seus sindicatos e empresas. “Quem é o empresário da base, ou seja, quem é esse público-alvo? Sem conhecer as ‘dores’ do segmento representado, a Federação pode avançar em um produto, serviço ou uma campanha e perceber lá na frente que ela não atende às necessidades do empresário representado”, ressaltou.

O analista da Gecom/CNC disse que o marketing para o associativismo utiliza diferentes estratégias, seja de produtos e serviços, digital, de relacionamento, de conteúdo e de redes sociais, que se relacionam para promover um maior associativismo empresarial. Fabio apresentou o caminho para a elaboração de um plano de marketing, da determinação de objetivos, da estratégia para alcançá-lo e toda a jornada para chegar ao empresário.

Entre as soluções disponibilizadas pela CNC, o analista destacou o lançamento do bot de atendimento da entidade; do Portal do Comércio e dos sites sindicais; do CNC Informa e do Painel do Comércio, canais de informações do Sistema Comércio pelo WhatsApp; além do Manual da Marca e da Política de Comunicação do Sistema Comércio, que está sendo lançada no Conecta 2023.

Por fim, a área de marketing da Gerência Executiva de Comunicação da Confederação fez um mapeamento de produtos e serviços do Sistema Comércio – CNC, Federações, sindicatos, Sesc e Senac – e chegou a uma oferta total de 571 produtos e serviços disponíveis para os empresários. “Esse foi um mapeamento preliminar, e acreditamos que temos um número muito superior de produtos e serviços. Se algum produto ou serviço da sua Federação não estiver lá, faça o cadastramento, que é bem simples.”

Confira aqui a programação completa do evento

Conecta23

O Conecta 23 é um evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dedicado à capacitação e ao compartilhamento de boas práticas do Sistema Comércio, que é formado por 34 Federações Estaduais e Nacionais, além de mais de mil sindicatos, do Sesc e do Senac.

Saiba mais em: Na abertura do Conecta 2023, presidente da CNC destaca protagonismo do Sistema Comércio

Leia mais

Scroll to Top