O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, participou da reunião da coordenação tripartite da delegação brasileira na 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), na manhã desta terça-feira, 13 de junho.
Durante o encontro com o ministro do Trabalho e Emprego brasileiro, Luiz Marinho, foram relatadas as deliberações das comissões temáticas que representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores brasileiros vêm debatendo com seus pares estrangeiros. A reunião aconteceu na sede da OIT, em Genebra, na Suíça.
Como representante dos empregadores brasileiros no evento, Tadros exaltou a atuação da delegação nas comissões temáticas, tendo comentado a evolução “do processo das relações entre capital e trabalho” e o entendimento de que os dois tópicos devem “caminhar juntos”.
“Devemos procurar minorar, cada vez mais, essas disparidades salariais que existem entre o Brasil e o Primeiro Mundo em relação à remuneração do trabalho. Isto é uma tese que nós defendemos de forma enfática e concordamos que as empresas brasileiras têm que dar bastante lucro para distribuir, principalmente, com seu aliado principal: o trabalhador”, pontuou o presidente da CNC.
CNC na 111ª Conferência da OIT
A estrutura tripartite da Organização Internacional do Trabalho (OIT) confere igualdade de interlocução a representantes de governos, organizações de empregadores e trabalhadores dos 187 Estados-membros da ONU. Anualmente, a organização promove o encontro, em que são determinadas as normas internacionais do trabalho e as políticas gerais da entidade global.
Os membros da delegação patronal brasileira participam das comissões técnicas, nas quais ocorrem debates sobre temas como aplicação de normas, aprendizagem, proteção laboral e transição justa, sempre com foco na premissa da justiça social.
Saiba mais em: CNC lidera bancada de empregadores brasileiros na 111ª Conferência da OIT
Além dos representantes da CNC e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo dos diferentes estados, a comitiva brasileira no evento é composta por representantes patronais das Confederações Nacionais da Agricultura e Pecuária, Indústria, Saúde, Transporte e entidades afins. O secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, é o representante dos empregados brasileiros.