Representantes dos empregadores, dos trabalhadores e do governo brasileiro se reuniram para alinhamento de informações sobre avanços nas comissões da Conferência Internacional do Trabalho
A delegação brasileira que participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho promoveu reunião tripartite, no dia 10 de junho de 2024, no edifício Sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.
A reunião foi conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com a intenção de informar dos avanços dos trabalhos nas comissões que estão sendo acompanhadas por técnicos designados, com representantes do governo, dos empregados e dos empregadores.
Neste ano, estão sendo debatidos nas comissões os temas: princípios e direitos fundamentais; trabalho decente e economia do cuidado e riscos biológicos, além da comissão de aplicação e verificação das normas da OIT. Das comissões poderão ser extraídas resoluções, recomendações ou convenções sobre os assuntos tratados.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou com toda a sua comitiva da reunião da delegação brasileira com o Ministério do Trabalho e Emprego. Além do ministro, discursaram, no evento, o delegado da bancada patronal que é vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira; o delegado da bancada laboral, que é o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes. Entre os temas tratados, foram destacadas a necessidade e a importância de promover o diálogo social, o trabalho decente e de aprimorar o combate ao trabalho escravo. Pela bancada dos empregadores, foi ressaltada a urgência de um ambiente para aceleração da economia e que sejam atendidas às necessidades de empregados e empregadores.
A 112ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho vai até o dia 14 de junho.