A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Assessoria de Gestão das Representações (AGR), participou da 1ª plenária do Plano Clima Participativo que tem o intuito de reunir propostas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e adaptar o País para os efeitos das mudanças climáticas.
A analista de Turismo e Hospitalidade da Confederação, Ana Paula de Siqueira Bahmad, que também faz parte do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade (Cetur) ) e representou a CNC na plenária, destaca a atuação do Sistema CNC-Sesc-Senac no Plano Clima.
“Para incentivar o turismo brasileiro a crescer de forma sustentável, o Sistema CNC-Sesc-Senac tem uma atuação sintonizada com as melhores práticas, por meio de iniciativas que conjugam preocupações com as áreas ambiental, social e econômica.”
Participação social
As plenárias são instrumentos de participação social no Plano Clima, com espaços presenciais de discussão e deliberação com acesso digital pela Plataforma Brasil Participativo.
A plenária, realizada em 30 de julho, contou com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Após consolidação das informações da Estratégia Geral do Plano Clima, o texto será disponibilizado para consulta pública, a fim de validar e aperfeiçoar o documento, após amplo processo de discussão.
Pilares
O Plano Clima do País será estruturado sobre dois pilares principais:
- Mitigação – redução das emissões brasileiras de gases de efeito estufa (GEE), cuja alta concentração na atmosfera provoca o aquecimento global;
- Adaptação – das cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.
O conjunto de ações está em elaboração, por meio do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que é o principal órgão de governança climática do Brasil, integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima.
O evento teve a presença dos ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Marina Silva (Meio Ambiente), que vão liderar os demais encontros. Também estiverem na plenária a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.
Como participar
As inscrições para participação nos eventos podem ser efetuadas no link:
https://www.even3.com.br/planoclima/. Além das plenárias, as sugestões também podem ser feitas no site Brasil Participativo: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/planoclima/f/85/
As ideias colhidas serão apresentadas pelo presidente Lula na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 29 (COP), no Azerbaijão, em novembro deste ano.
A última fase do Plano Clima será em 2025, a partir da formulação de planos setoriais e a realização da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Mudança do Clima, em maio. Segundo o governo federal, o Executivo vai propor mudanças na legislação ambiental do Brasil com base no texto.
Agenda dos encontros
2 de agosto: Caatinga, em Teresina (PI)
8 de agosto: Amazônia, em Macapá (AP)
8 de agosto: Cerrado, em Imperatriz (MA)
14 de agosto: Pantanal, em Campo Grande (MS)
15 de agosto: Mata Atlântica, em São Paulo (SP)
15 de agosto: Pampa, em Porto Alegre (RS)