Evento teve intuito de ampliar o diálogo e fomentar ações para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos, garantindo maior representatividade do setor
Com mais de 200 pessoas presentes virtualmente, entre representantes do Sistema Comércio, empresários, sociedade civil e poder público, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente do Sistema Comércio.
O evento, organizado pelo Grupo Técnico de Trabalho sobre Meio Ambiente (GTT-MA) e coordenado pela Assessoria de Gestão das Representações (AGR) da CNC, aconteceu no dia 24 de janeiro de 2025.
A abertura do encontro foi conduzida pelo gerente da AGR, Sérgio Henrique, que ressaltou o impacto direto das mudanças climáticas no setor de comércio de bens, serviços e turismo.
“A emergência climática afeta diretamente o comércio. Eventos extremos, como inundações e secas, geram impactos que vão desde alterações logísticas até mudanças dos padrões de consumo. No turismo, os desastres naturais transformam destinos e afetam as atividades econômicas e sociais”, afirmou.
A organização da conferência contou com uma comissão altamente qualificada, composta por profissionais das áreas de sustentabilidade e inovação de diversas entidades do Sistema Comércio.
A programação incluiu apresentações institucionais, grupos de trabalho e debates sobre os cinco eixos temáticos da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e Mudança do Clima (CNMA): mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental.
Propostas e delegação
Os participantes discutiram e priorizaram duas propostas por eixo temático que serão encaminhadas à etapa nacional da 5ª CNMA, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas ambientais.
Durante a plenária, também foi eleita a delegação que representará a Conferência Livre do Sistema Comércio na etapa nacional. A assessora do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-SP, Cristiane Cortez, foi a mais votada e será a representante titular da Conferência Livre, seguida de Renata Quemel, Senac-PA, e Cecília Barreto Monteiro dos Santos, Senac-PE, primeira e segunda suplentes, respectivamente.
Após eleita, Cristiane Cortez disse: “Como delegada eleita na Conferência Livre de Meio Ambiente do Comércio, poderei levar ótimas propostas para a Conferência Nacional, além de representar nosso setor nessa importante troca de conhecimento e experiências e trazer ideias para o aprimoramento das ações a serem implementadas pelas empresas que buscam seu desenvolvimento sustentável, em tempos de emergência climática”.

Reflexão e ação conjunta
Para a analista da AGR Renata Couto Avila, a conferência foi um marco na integração do Sistema Comércio à agenda climática nacional. “Foi um evento muito produtivo em que conseguimos reunir representantes de todo o Brasil para discutir soluções reais e viáveis, reforçando o papel estratégico do setor na transição para uma economia mais sustentável e justa”, avaliou.
A 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente do Sistema Comércio teve o intuito de ampliar o diálogo e fomentar ações que enfrentem os desafios climáticos, garantindo a representatividade do setor de comércio de bens, serviços e turismo nas discussões sobre o futuro sustentável do Brasil.
Estiveram à frente da iniciativa: Renata Couto Avila (AGR/CNC), Lilian Duarte (DEIN/CNC), Fernanda Lopes (DC/CNC), Priscila (Sesc-DN), Bruna (Sesc-DN), Cristiane Lima Cortez (Fecomércio-SP), Katiane de Oliveira Roxo (Fecomércio-RS), Maria Clara Bezerra T. Cavalcanti (Sesc-PE), Gérsica Moraes N. da Silva (Sesc-PE) e Alexssandra Moraes (Senac-DN).