Lideranças compartilharam aprendizados e diretrizes do Radar Estratégico para 2026
O primeiro dia do Fórum Estratégico Sesc-ES foi de alinhamento e integração entre setores e instituições do Sistema Fecomércio-ES, no Sesc de Guarapari. Para o ano de 2026, a meta da instituição é aumentar esforços em relação à qualidade, capilaridade, fortalecimento da marca e eficiência operacional.
Com foco em promover e consolidar a cultura de planejamento, o evento apresentou o Radar Estratégico das diretorias e assessorias, convidando mais de 200 colaboradores a serem “embaixadores da estratégia”, como afirmou o diretor Regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, na abertura do Fórum.
“Queremos que todos conheçam o planejamento estratégico, que tenham visão de onde o Sesc quer chegar. O Sesc-ES é gigante, e temos uma equipe cada vez mais engajada para executar nossas metas e fazer uma entrega mais ampliada para os trabalhadores e para a comunidade”, comentou Toniato.
A abertura também foi o momento de ouvir a mensagem do Presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, que destacou a importância da integração e reconheceu os esforços coletivos do Sesc-ES, alinhados à visão de futuro do Sistema.
“O Fórum é um espaço de construção coletiva, de troca entre áreas. Nenhuma estratégia se transforma sozinha; só quando é assumida e desdobrada por cada equipe. O fortalecimento do Sesc faz parte da nossa visão de futuro para todo o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac”, reforçou Moro.
Juntos, Fecomércio-ES, Sesc e Senac alinham esforços para transformar ações isoladas em recursos coletivos, buscando o desenvolvimento econômico, sindical, do turismo e hotelaria, da saúde, educação, assistência, cultura, governança e inovação, como apontaram o diretor de Gestão do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, Richardson Schmittel, e o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa.
“Integração é alinhar esforços, compartilhar recursos e cooperar, transformando ações isoladas em recursos coletivos. Separadamente, o Sesc, Senac e Fecomércio geram resultados isolados, mas juntos conseguem fazer mais com menos recursos”, pontuou o diretor de Gestão, Richardson, que completou “o verdadeiro valor surge quando todas as peças se encaixam e se apresentam à sociedade de forma única e integrada”.
Ao analisar os desafios de administrar uma estrutura que sustenta a economia capixaba, o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa, destaca a importânca do trabalho conjunto entre as instituições.
“Nós, da Fecomércio, estamos falando de uma base de mais de 400 mil empresas, que geram emprego, trabalho e movimentam todo um setor produtivo que é fundamental para o nosso estado. Não é possível fazer a gestão de todo esse sistema sem integração”, complementou o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa.
Radar Estratégico aponta objetivos para 2026
Um mapa que aponta para os objetivos. Assim a assessora de Estratégia e Inovação do Sesc-ES, Maithê Scherrer, descreveu o Radar Estratégico. Atualmente, o Sesc Espírito Santo conta com 20 radares distribuídos entre todas as áreas da instituição, mas que, juntos, formam uma só visão.
O Radar Estratégico é um mecanismo que integra visão, missão, objetivos, indicadores e metas que apontam para melhorias e pontos de atenção, em uma lógica gerencial. Este é o segundo ano de desenvolvimento do Radar, que, em 2026, foca em qualidade, capilaridade, fortalecimento da marca e eficiência operacional.
Diretorias do Sesc-ES compartilham visões estratégicas para o ano
Durante o Fórum Estratégico, as lideranças das diretorias de Hospitalidade, Turismo e Lazer (DHTL), por Mônica Velasques; de Programas Sociais (DPS), por Romulo Gomes; de Administração e Finanças, por Leozir Almofrey Zanetti; e de Infraestrutura e Operações (DIOP), por João Calixto, detalharam seus radares estratégicos. Os planos foram desenvolvidos ao longo de 2025 com o apoio do time de Estratégia e Inovação.