O Senac-SC inicia 2026 com mais uma conquista memorável: o título Premier+ (Plus) Partner in Cisco Networking Academy 2026, concedido aos principais parceiros da Cisco® em todo o mundo. Neste ano, instituição alcançou o nível de excelência, colocando-se entre os 5% dos parceiros NetAcad que mais se destacam mundialmente.
Este resultado expressivo está associado ao crescimento do número de alunos participantes nas capacitações, bem como à qualidade no atendimento e na formação ministrada. Em 2024, o Senac já havia conquistado a categoria Premier, que reúne os 15% principais parceiros da companhia multinacional.
Segundo o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, o êxito confirma o Senac-SC como uma instituição comprometida com a Tecnologia e a Inovação. “Estamos contentes com esse reconhecimento. Foi uma mobilização em todo o estado para oferecer cursos gratuitos na área. Todos os anos, o Senac de Santa Catarina tem recebido importantes premiações, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirma Dagnoni.
O certificado é resultado de meses de trabalho da Missão Transformação Digital Cisco® LATAM, campanha que integra o programa social da Cisco voltado à democratização do acesso à tecnologia e à preparação de pessoas para a realidade digital e para as novas demandas do mercado de trabalho. “Queremos ajudar as pessoas a compreenderem o impacto do digital no cotidiano e qualificar profissionais para a crescente demanda por especialistas em Tecnologia da Informação”, explica Fabiano Batistti Archer, diretor do Senac-SC.
Em toda América Latina, mais de 57 mil pessoas participaram da iniciativa, entre setembro e novembro de 2025. Somente no Senac-SC, foram 5.730 pessoas inscritas, dessas 2.761 concluíram a capacitação e emitiram certificados nos cursos de Consciência Digital, Introdução à IA Moderna (Inteligência Artificial), Introdução à Cibersegurança, Introdução à Internet das Coisas (IoT), Uso de Computadores e Dispositivos Móveis e Fundamentos de Hardware de Computadores.
O Senac também foi a instituição catarinense com maior participação na Missão, com 34,3% dos 8 mil participantes do Brasil. Outro destaque foi a representatividade entre as unidades do Senac em todo o Brasil: o Departamento Regional de Santa Catarina respondeu por 44% dos 6.200 concluintes do Senac Brasil.
Na avaliação de Juliano Vieira, coordenador do Eixo de Tecnologia da Informação do Senac, considerando a proporção entre o número de alunos e o de unidades, o destaque de Santa Catarina na Missão ganha ainda mais relevância. “É um momento de grande orgulho estar entre os 5% dos principais parceiros no mundo. Esse reconhecimento reflete o compromisso que temos com o ecossistema de Tecnologia, promovendo ensino de qualidade e acessível a toda comunidade catarinense.”
Entre os participantes, o professor do Senac de Rio do Sul, Sérgio Roberto Villareal, foi um dos grandes destaques. Pela segunda vez, ele conquistou o 3º lugar na categoria Instrutores, em cursos específicos, e o 8º lugar na classificação geral, concorrendo com professores e instrutores de todo o Brasil. “Foi muito gratificante ver a comunidade em geral participar da Missão e se envolver cada vez mais com a Tecnologia. Foi um trabalho coletivo para engajar alunos, professores e a comunidade na área”, afirma.