Senac-RJ: crescimento do mercado de beleza impulsiona novo curso em Niterói

Compartilhe:

Na unidade de Niterói, o curso de Escova e Penteado: Fundamentos do Cabeleireiro tem início previsto para 28 de fevereiro e faz parte da metodologia com trilhas mais curtas e rápidas

O Rio de Janeiro é o segundo estado do Brasil que mais emprega formalmente na área de beleza. Sempre atento às demandas do mercado, o Senac-RJ inicia o ano de 2026 com o lançamento de cursos que atendem tanto ao público que deseja ingressar na área, quanto fazer transição de carreira ou empreender. Na unidade de Niterói,o início das aulas da turma de Escova e Penteado: Fundamentos do Cabeleireiro está previsto para 28 de fevereiro.

O novo portfólio também oferece – em unidades da capital e região metropolitana do estado – cursos como os de Atendimento de Excelência na Beleza: Venda com Confiança, Biossegurança para profissionais de beleza, Penteados Profissionais Estrutura e Textura e Mechas profissionais: Revelando as Cores, que fazem parte de uma metodologia com trilhas mais curtas e rápidas. As inscrições já estão abertas e os interessados podem obter mais informações no site www.rj.senac.br ou diretamente nas unidades.

Estudo desenvolvido pelo Senac-RJ no estado apontou que salões e clínicas que investem em atendimento consultivo e experiência do cliente ganham vantagem competitiva num cenário em que o crescimento regional é puxado por mercados emergentes. Por isso, os novos cursos do Senac RJ foram desenhados para formar profissionais capazes de aliar expertise técnica ao domínio da comunicação, escuta ativa e orientação do cliente.

Segundo dados recentes (janeiro/26) do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o Rio de Janeiro é o segundo estado do Brasil com maior número de trabalhadores com carteira assinada no segmento de “Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos” e serviços de estética, atrás apenas de São Paulo. Esse mercado também é conhecido por seu perfil empreendedor. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do último mês de setembro apontou números robustos que somam quase 82 mil registros de Microempreendedor Individual (MEI) no campo da beleza no estado.


Sobre o novo curso

Com a carga horária de 72 horas, o curso Escova e Penteado: Fundamentos do Cabeleireiro é a porta de entrada para quem quer iniciar carreira no setor da beleza. Essa formação alia teoria e prática, com aulas em ambiente de salão, uso de cabeça de treino com cabelos humanos e atendimentos reais com o público.

Os alunos aprendem higienização e tratamento capilar, técnicas de escova e modelagem, hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, diagnóstico capilar, organização do ambiente de trabalho e biossegurança, comunicação, empatia e postura profissional no atendimento, além de Criação de portfólio e divulgação do trabalho. Essa turma não é indicada profissionais que já dominam as técnicas básicas de cabeleireiro.

Leia mais

Rolar para cima