Senac-SE promove vivências sobre inclusão escolar no Capacita 2026 

Compartilhe:

Foi apresentado o Programa Multitude Edu que reforça a inclusão e a diversidade no ambiente escolar 

O Senac-SE encerrou, nesta sexta-feira, 9 de janeiro, o Projeto Capacita, realizado desde o dia 5, no Polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTec), em Aracaju, direcionado para instrutores, com o objetivo de integrar os profissionais à cultura institucional e apresentar ferramentas essenciais para o exercício da docência.  

No quinto e último dia, a analista do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac-SE, Sílvia Conceição, apresentou o Programa Diversidade Inclusão e Equidade (Multitude Edu), iniciativa criada pelo Departamento Nacional para ampliar práticas de diversidade e inclusão no ambiente educacional que busca reconhecer e valorizar diferentes identidades, assegurando igualdade de oportunidades e respeito às múltiplas realidades sociais. 

“Apresentamos o Programa Multitude Edu e mostramos de que forma os instrutores podem acolher e receber os nossos alunos da melhor maneira, de forma que eles se sintam pertencentes, reconhecidos e valorizados. O Senac traz a temática como um pilar fundamental e estratégico, junto com todos os regionais e assim nós consigamos tornar o nosso ambiente cada vez mais inclusivo”, explicou Sílvia. 

Durante a atividade, instrutores participaram de vivências que abordaram temas como diversidade racial, de gênero, religiosa, geracional e de pessoas com deficiência. As dinâmicas tiveram a finalidade de sensibilizar os profissionais e reforçar a necessidade de construir uma escola inclusiva. A analista apresentou os materiais pedagógicos que compõem o programa, como o Glossário da Diversidade e Inclusão, que reúne conceitos e orientações sobre linguagem inclusiva, e o Book de Práticas, que traz 25 ações inspiradoras aplicadas em diferentes contextos educacionais. 

“Quando oferecemos ferramentas concretas aos educadores, mostramos que a inclusão não é apenas um discurso, mas uma prática possível e necessária”, ampliou Sílvia.  O Programa Multitude já trouxe resultados expressivos: em menos de um ano de implementação, o Senac conquistou posições de destaque no ranking Great Place to Work Diversidade, sendo reconhecido nas categorias 50+ e Étnico-Racial. 

“Esses reconhecimentos mostram que estamos no caminho certo. Mas o mais importante é ver a transformação acontecendo dentro das salas de aula e nos corredores das nossas escolas”, frisou a analista Sílvia Conceição. 

Para Daiara Carvalho, instrutora da área da saúde do Centro de Educação Profissional (CEP) Lagarto, a iniciativa do Projeto Capacita é essencial para toda a comunidade Senac. “Foi um momento de integração e capacitação com abordagem de temas importantes com os novos instrutores, que vão colher muitos frutos com as palestras e oficinas realizadas durante os cinco dias. Foi uma experiência muito rica, com conhecimento e troca de aprendizados. Mais uma vez, o Senac Sergipe sai na frente”, avaliou. 

“Com esta iniciativa, o Senac reforça o compromisso em ser referência na promoção da diversidade e da inclusão, fortalecendo ainda mais o papel da educação como instrumento de transformação social. Encerrar a semana de qualificação do Senac Capacita com a temática da Inclusão é, portanto, uma escolha que dialoga diretamente com a missão da instituição”, finalizou Cristiane Tavares, assessora de inovação educacional do Senac Sergipe. 

Leia mais

Rolar para cima