Alunos de Venda Nova criaram solução com projeto prático e sustentável
Estudantes do curso Técnico em Informática do Senac em Venda Nova, que integra a Fecomércio-MG, colocaram a teoria em prática ao modernizar todo o sistema de internet e computadores da imobiliária Lares Imóveis, em Contagem. O projeto instalou uma rede digital mais eficiente, que acelera o trabalho da equipe, protege as informações da empresa e dos clientes e organiza o armazenamento de documentos de forma mais segura e ecológica.
Daniel Souza, docente da área de Tecnologia do Senac-MG e o responsável pela turma, explica que essa solução implantada na imobiliária é o resultado de um Projeto Integrador. “É uma atividade que permite que os alunos apliquem o que aprenderam em sala de aula em situações reais, aproximando a formação profissional das demandas do mercado. Essas experiências possibilitam que os estudantes desenvolvam o trabalho em equipe e aprimorem o domínio técnico, a visão crítica e a atitude empreendedora, sustentável e colaborativa.”
Soluções para problemas reais
A metodologia de ensino do Senac incentiva os alunos a investigarem desafios reais da comunidade. A partir daí, o grupo identificou a Lares Imóveis como um ambiente ideal para desenvolver o projeto. Segundo o estudante João Rosalino, a ideia nasceu de uma necessidade próxima. “Meu padrasto, que trabalha lá, comentou sobre as dificuldades com excesso de papéis e uma rede muito simples. Vimos aí uma oportunidade de aplicar o que aprendemos no Senac para solucionar um problema real.”
Antes da intervenção, a Lares Imóveis utilizava uma rede doméstica, sem servidor dedicado, o que dificultava o acesso e a segurança das informações. Sob orientação dos docentes do Senac, os estudantes diagnosticaram o cenário e implementaram uma nova estrutura com servidores exclusivos para arquivos, backup e impressão, além de serviços que centralizam o controle e o acesso dos usuários. A integração com o serviço de armazenamento em nuvem também trouxe flexibilidade e acesso remoto aos colaboradores.
Durante o processo, os alunos puderam vivenciar não apenas desafios técnicos, mas também competências comportamentais essenciais para a carreira. “Eles compreenderam a importância da comunicação clara, da ética profissional e da responsabilidade na gestão da infraestrutura tecnológica”, destaca Daniel.
Sustentabilidade
O grupo também criou um Manual de Boas Práticas Green IT, voltado para orientar os colaboradores sobre como aliar eficiência e sustentabilidade no dia a dia. Com soluções simples como digitalização de documentos e uso de configurações de economia de energia, o empreendimento obteve uma redução do consumo de papel e de eletricidade.
“Queríamos mostrar que a tecnologia pode ser aliada do meio ambiente. O dono da empresa chegou a comentar que usava mais de 30 folhas por mês só para contratos. Agora, tudo é feito digitalmente”, relata João Rosalino.
Na apresentação final, os alunos foram surpreendidos com um áudio de agradecimento do proprietário da Lares Imóveis, elogiando a execução e o impacto positivo da nova rede na rotina da imobiliária. “Isso reforça o propósito dos Projetos Integradores: transformar aprendizado em resultado e fortalecer o vínculo entre escola e comunidade”, enfatiza o docente.