O projeto Sesc Saúde Mulher PR realizou a primeira edição do Cine Viagem, iniciativa que utiliza o cinema como ferramenta de diálogo sobre temas sensíveis ligados à saúde da mulher. A exibição inaugural, para funcionários do Sesc PR, aconteceu durante as ações do Outubro Rosa no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba, com o filme Câncer Ascendente em Virgem. A produção é dirigida por Rosane Svartman, cineasta, escritora, diretora e produtora cinematográfica norte-americana radicada no Brasil.
A proposta do Cine Viagem é estimular a reflexão e ampliar o acesso a informações por meio da arte, como explica Carolina Bocchi Maia, da equipe de coordenação do Projeto Sesc Saúde Mulher – desenvolvido pela Gerência de Saúde de Odontologia do Sesc-PR. “O Cine Viagem se configura numa metodologia ativa de ensino-aprendizagem muito eficaz, porque faz com que as pessoas, ao mergulharem na história, tenham a oportunidade de pensar de uma forma diferente. Nós proporcionamos aos colaboradores que assistiram um momento de reflexão sobre temas delicados, mas trazendo à tona questões que, muitas vezes, é difícil explicar apenas com uma palestra”, disse.
Após a sessão, o público participou de uma conversa mediada por profissionais do Projeto Sesc Saúde Mulher PR, onde foi possível trocar experiências e discutir aspectos emocionais, sociais e de prevenção relacionados à saúde feminina.
O projeto atua em diversas regiões do estado com ações educativas e serviços voltados à promoção da saúde feminina. “Nosso objetivo principal é democratizar o acesso às mulheres de cidades pequenas aos exames de rastreamento (mamografia digital e citopatológicos). Poder levar as unidades móveis às mulheres que, muitas vezes, têm problemas de deslocamento para centros maiores é fundamental para aumentar a identificação precoce e direcioná-las ao tratamento correto”, destaca Carolina.
O filme Câncer com Ascendente em Virgem também foi exibido no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba. A iniciativa fez parte da campanha Paraná Rosa, do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Curitiba e com o Sesc-PR.