Sesc-MT em Arsenal se consolida como referência cultural em Cuiabá 

Compartilhe:

Pesquisa nacional aponta a unidade como o segundo espaço cultural mais visitado pela população, tendo recebido cerca de 750 mil pessoas em 2024 

O Sesc-MT em Arsenal se consolidou como um dos principais polos culturais de Mato Grosso e figura, segundo pesquisa nacional Cultura nas Capitais (Datafolha/2024), como o segundo espaço cultural mais visitado pela população cuiabana, ao lado da Praça da Mandioca e do Cine Teatro Cuiabá. O reconhecimento reflete a intensa programação da unidade ao longo de 2024, que recebeu 749.485 pessoas em atividades de arte, lazer e convivência.  

Entre os projetos com maior expressividade em números, destacam-se o “De Férias no Sesc”, que reuniu 32.140 participantes em janeiro e julho, e o “Conexão Arte Cerrado”, que movimentou 24.744 pessoas em apenas cinco dias de agosto. Este último foi responsável por levar ao público uma programação diversificada de apresentações artísticas, oficinas e atividades de formação cultural, aproximando artistas e espectadores em um intercâmbio criativo que valoriza a identidade regional. 

Outro destaque foi o “Territórios de Memórias e Patrimônio”, que alcançou 13.974 participantes em três dias de programação, nos quais foram realizadas atividades de educação patrimonial, visitas mediadas e vivências culturais que estimularam o público a refletir sobre a preservação da memória coletiva e dos bens culturais de Mato Grosso. 

Já o “Sesc Dramaturgias”, que atraiu 32.978 pessoas em duas temporadas, de 24 a 28 de setembro e de 14 a 16 de novembro, ofereceu uma intensa programação voltada às artes cênicas, incluindo apresentações teatrais, leituras dramáticas e oficinas. O projeto também cumpriu um papel formativo, ao aproximar artistas locais de referências nacionais e fomentar a criação de novas dramaturgias no estado. 

A música também foi celebrada em grande estilo com o Festival Mato-grossense de Choro, que recebeu 10.840 participantes em quatro dias de evento, reafirmando o papel da unidade na valorização da cultura popular brasileira. Outro destaque foi a política de acesso democrático à cultura, pois muitas atividades foram gratuitas, e em parte da programação o público foi convidado a doar leite e alimentos não perecíveis, destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil, que reforça o elo entre cultura e solidariedade. 

Para o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, o resultado da pesquisa reforça o papel do Arsenal como patrimônio histórico e cultural de Cuiabá e como espaço democrático de acesso à arte. “O Sesc Arsenal é a casa da cultura para a população cuiabana. Estar entre os locais mais lembrados e frequentados valoriza o trabalho de toda a equipe e a confiança do público, por isso, nos esforçamos cada vez mais para merecer esse reconhecimento”, destaca. 

Com atividades permanentes, abertas e muitas vezes gratuitas, o Sesc Arsenal reafirma sua missão de promover o acesso à cultura, ao lazer e à educação, contribuindo para o bem-estar, a cidadania e a qualidade de vida da população mato-grossense. 

Leia mais

Rolar para cima