Mais de 2 toneladas de resíduos são retiradas do Ribeirão Tangará durante ação de limpeza do Sesc PR

Compartilhe:

Cornélio Procópio foi uma das cidades paranaenses que realizou atividades para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma mobilização global promovida pela ONU para conscientizar sobre os impactos ambientais do lixo descartado de forma inadequada. No dia 20 de setembro, a ação de voluntários resultou na retirada de 2.352 kg de lixo das margens do Ribeirão Tangará, um dos principais mananciais da cidade, e no plantio de 80 mudas de árvores nativas.

As atividades, promovidas pelo Sesc-PR, foram realizadas em parceria com diversas instituições, incluindo a Prefeitura Municipal, Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar, Faculdade Faccrei e o Tiro de Guerra 05-002. “Essa ação ajuda, principalmente, no combate à dengue. Sem esse trabalho de recolhimento de lixo, podemos ter, no início das chuvas, focos de dengue. Também plantamos árvores para ajudar no reflorestamento da região. Parabenizamos o Sesc por comandar essa atividade”, disse Rafael Sampaio, prefeito de Cornélio Procópio.

O evento foi realizado com foco na segurança e na cooperação, ressaltando a importância da preservação dos recursos hídricos e do trabalho coletivo em prol do meio ambiente. A ação não apenas ajudou a recuperar o Ribeirão Tangará, mas também destacou a importância de adotar hábitos sustentáveis no dia a dia, para garantir um futuro mais equilibrado e responsável com o meio ambiente.

Para Natália Bonfin, técnica de atividades do Sesc Cornélio Procópio e uma das organizadoras da ação, embora os resultados de limpeza tenham sido positivos, é preciso manter os bons hábitos. “A quantidade de lixo nas margens do Ribeirão foi triste de ver. Foram mais de 100 sacos de lixo recolhidos, principalmente de plástico e resíduos domésticos. A ação foi um ato simbólico em todo o Brasil para chamar a atenção da comunidade sobre a nossa realidade. Precisamos que a população ajude e não deixar lixos nas ruas e os descartem em locais corretos”, destacou.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi realizado simultaneamente em cerca de 200 países. No Paraná, 25 cidades realizaram mutirões. A iniciativa reforça o compromisso do Sesc-PR com a educação ambiental e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 14, que visa a proteção dos oceanos, mares e recursos marinhos.

Leia mais

Rolar para cima