Sesc lança Marco Referencial de Leitura

Compartilhe:

O documento articula fundamentos conceituais, diretrizes e proposições, com objetivo de nortear práticas em todo país

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) passou para a cidade do Rio de Janeiro a missão de contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial. O Sesc, reconhecido por sua atuação no campo da leitura e pela consistência do trabalho desenvolvido em suas escolas, bibliotecas e espaço culturais, participa ativamente desse movimento com o lançamento do Marco Referencial de Leitura.

A publicação foi apresentada oficialmente em cerimônia na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, espaço de grande representatividade na história do país, considerado pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo. O Marco Referencial de Leitura é um documento que articula fundamentos conceituais, diretrizes e proposições, com objetivo de nortear práticas educativas e culturais do Sesc em todo país.

“Ao consolidar essas diretrizes, o Sesc reafirma uma história de décadas em favor da a leitura. Uma história feita de bibliotecas abertas às comunidades, de programas nacionais que incentivam o acesso ao livro, de escolas que compreendem a leitura como eixo estruturante da aprendizagem. Uma história que se renova nesse documento e se projeta como referência para instituições e para o Brasil”, definiu o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Luiz Fernando Moraes.

Encontro nacional reúne equipes de Cultura e Educação do Sesc

A cerimônia de lançamento do Marco Referencial de Leitura integrou um encontro nacional promovido pelo Sesc, reunindo gestores e técnicos das áreas de Cultura e Educação de todos os regionais do país no Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de setembro, com uma programação intensa de palestras, debates e visitas culturais. Durante os dois dias de atividades, foram debatidos temas centrais como os desafios da formação de leitores e o papel dos eventos literários na democratização do acesso à literatura.

Os coautores do Marco, Rildo Cosson, Luciene Simões, Ester Rosa e Joice Ramos participaram de um bate-papo no primeiro dia, contextualizando os conceitos e diretrizes que fundamentam o documento. Em seguida, Ninfa Parreiras e Volnei Canônica conduziram uma conversa sobre a potência transformadora dos grandes eventos literários no Brasil.

Publicação disponível para acesso gratuito e distribuição nacional

O evento marcou não apenas a divulgação nacional do Marco Referencial de Leitura, mas também um importante momento de articulação institucional, promovendo o intercâmbio de experiências e a definição de estratégias conjuntas para o fortalecimento da leitura como prática social.

A publicação já está sendo distribuída às Escolas e Bibliotecas do Sesc em todo o país, e também está disponível gratuitamente para download e compartilhamento no site: https://sesc.i10bibliotecas.com.br/livro/962853/digital.

Leia mais

Rolar para cima