Diretoria da CNC realiza 8ª reunião de 2025 com homenagens a lideranças, balanço econômico e agenda de inovação

Compartilhe:

Encontro no Rio de Janeiro homenageia José Arteiro da Silva, avalia cenário de juros e crédito, detalha o Tech Day, o andamento do Global Voices e confirma próximos compromissos da Confederação


O presidente do Sistema CNC–Sesc–Senac, José Roberto Tadros, abriu a 8ª reunião da Diretoria nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, com um minuto de silêncio em memória do ex-presidente de honra da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, falecido na terça-feira (16).“Uma grande figura que contribuiu para o Maranhão com retidão, honestidade e lealdade”, disse Tadros.

Ainda na abertura, Tadros propôs homenagear Antonio Oliveira Santos, que presidiu a CNC entre 1980 e 2018, e criou o Complexo Sesc Senac DN, local da reunião. Submeteu à diretoria a nomeação do complexo com o nome de Antonio Oliveira Santos.

Global Voices e Tech Day

O chefe de gabinete da Presidência e gerente de Comunicação do Sistema CNC–Sesc–Senac, Elienai Câmara, apresentou o quadro de inscrições do Global Voices, marcado para 14 de outubro, reforçando o foco na atração do público externo. O CNC Global Voices é um evento exclusivo com importantes personalidades globais, explorando questões sobre política e economia.

O diretor de Inovação e Tecnologia da Informação da CNC, Maurício Ogawa, detalhou o primeiro Tech Day da CNC, congresso híbrido de inovação e tecnologia, agendado para 28 de outubro, no auditório do Sesc-DN, com transmissão on-line.

O encontro abre a Semana de TI do Sesc, integra a pauta da Semana do Comércio e reunirá grandes contribuintes do ecossistema de tecnologia (com confirmações como Meta e Microsoft), além de Federações, Sindicatos e empresários.

Conferência Nacional do Trabalho

Ainda na reunião, o diretor Jurídico e Sindical, Alain MacGregor, informou que já começaram as reuniões regionais da Conferência Nacional do Trabalho (a primeira, no Acre, com presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho).

Ele pediu mobilização e acompanhamento das etapas até 12 de dezembro, quando São Paulo encerra o ciclo, e anunciou o envio dos quatro regulamentos da premiação Atena 2025 (Federação, Sindicato, Turismo e Comunicação), cuja cerimônia ocorrerá no, no Rio de Janeiro, integrada à premiação do Sesc e Senac.

Ivo Dall’Acqua Júnior pontuou a importância de demonstrar, no âmbito da Conferência do Trabalho, como o Sistema CNC-Sesc-Senac atua e se enquadra, observando que disputas de representação exigem atuação firme da Confederação. Na sequência, Tadros reforçou que o Sistema “tem regras e deve cumpri-las”, citando o Programa Atena como instrumento de integração e visibilidade.

Cenário econômico

O economista-chefe da Gerência Executiva de Análise, Desenvolvimento Econômico e Estatístico da CNC, Fábio Bentes, apresentou a nota de conjuntura “Aperto Monetário: Causas e Consequências”.

Ele destacou que, embora o mercado de trabalho siga favorável, o comércio acumula quatro quedas mensais seguidas nas vendas e as taxas de juros seguem em patamares “recordes em 19 anos”, com forte impacto no capital de giro (28,4% a.a.), conta garantida (57,6% a.a.) e no rotativo do cartão (271,3% a.a. para Pessoa Jurídica; 446,6% a.a. para Pessoa Física).

Para Bentes, a raiz do problema é fiscal, um Estado “hipertrofiado”, com carga tributária próxima de 20% no governo central e dívida bruta rumo a 80% do Produto Interno Bruno (PIB), e não a gestão da política monetária em si.

A apresentação comparou experiências internacionais (Reino Unido, Nova Zelândia, Chile e Estônia) que associam reforma do Estado a ganhos de eficiência e crescimento.

Após a exposição, Tadros fez um resgate histórico, citando períodos de baixo desequilíbrio inflacionário e momentos de forte investimento público, e lamentou o “desperdício de recursos sem benefício à população”.

Em complemento, Bentes mencionou a não correção da tabela do Imposto de Renda como traço de populismo que amplia a base de contribuintes, observando o desequilíbrio fiscal também em Estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Convites e agendas regionais

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florencio de Queiroz, convidou a diretoria para a reinauguração do Teatro Ginástico (Sesc Ginástico), em 12 de dezembro, com apresentação de Fernanda Montenegro. Ele registrou agradecimentos à CNC e ao Senac nacional e citou a regulamentação do Tax Free no Rio de Janeiro, sugerindo articulação com os Estados.

O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, apresentou vídeo do Encontro das Federações do Centro-Oeste (DF, MT, MS e GO), que tratou de temas comuns da região e de transparência, com participação do presidente do TCU.

Com participação on-line, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior., falou da imersão turística em Portugal e do modelo de expansão Sesc/Senac no interior de Mato Grosso por meio de parcerias com prefeituras, citando a unidade de Lucas do Rio Verde.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, exibiu um vídeo sobre a Fecomércio, Sesc e Senac no Rio Grande do Norte que foram certificados pelo GPTW, com avanço do índice da Fecomércio de 85 (2024) para 91 (2025), e presença entre as melhores organizações para trabalhar no Estado.

Reconhecimento institucional

O presidente da Febrac, Edmilson Pereira de Assis, também agradeceu a presença do presidente Tadros na inauguração da nova sede, em Brasília, e apresentou o registro audiovisual do evento. Tadros retribuiu as homenagens e parabenizou o trabalho realizado.

Nos assuntos gerais, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, reforçou o convite para o maior evento da entidade, detalhando a participação de 29 palestrantes e atrações culturais (como o Balé Bolshoi e a banda Jeito Moleque). Ele agradeceu o apoio da CNC e das lideranças estaduais envolvidas.

Câmaras do Comércio e missão internacional

O vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, entregou o relatório das Câmaras do Comércio, com 88% das ações concluídas e 12% em andamento, registrando a presença ativa de Sindicatos e Federações.

O diretor administrativo da CNC e presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, apresentou a missão ao Japão e à China realizada de 27 de agosto a 13 de setembro, com 65 empresários e autoridades, passando pela Expo Osaka 2025 e por encontros com JICA, JETRO e empresas de tecnologia chinesas, incluindo visitas a laboratório de inovação e a um complexo industrial com investimento anunciado de US$ 25 bilhões.

A reunião exibiu ainda os principais movimentos de agosto do Sistema Comércio como inauguração da Escola Sesc de Ensino Médio Dr. José Roberto Tadros (Campo Grande/MS); lançamento do Painel Vai Turismo – Inteligência Competitiva para o Turismo; palestra da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, na campanha Feminicídio Zero; reunião do Fórum das Confederações; inaugurações e homenagens no Amazonas; e o desempenho de comunicação do Sistema (mais de 18 milhões de pessoas impactadas nas ações da CNC; 25,5 milhões no Senac; 146 milhões no Sesc, somando imprensa e digital).

Veja as fotos da reunião:

R5MF9781

Leia mais

Rolar para cima