Sesc-RJ e Sebrae vão capacitar pessoas 60+ e lideranças femininas para o empreendedorismo

Compartilhe:

Convênio assinado entre as duas instituições prevê a realização dos projetos “Mulheres que Transformam” e “Empreenda +60”.

O presidente do Sesc-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, assinaram nesta quinta-feira (21/8) um convênio para a execução de dois projetos que unem empreendedorismo, impacto social e inclusão produtiva: “Mulheres que Transformam” e “Empreenda +60”.

O projeto Mulheres que Transformam vai selecionar 50 lideranças comunitárias femininas para uma trilha formativa que inclui temas como gestão de projetos, comunicação, marketing digital, autoconhecimento e autoestima, elaboração de modelos de negócios sociais e engajamento comunitário. A iniciativa também prevê mentorias, apoio à apresentação de projetos a possíveis financiadores e a criação de uma rede colaborativa de troca de experiências. O objetivo é desenvolver nas participantes habilidades de liderança, elaboração de projetos, gestão, comunicação e operacionalização de iniciativas que gerem oportunidades econômicas em comunidades

Já o Empreenda +60 será desenvolvido prioritariamente em Petrópolis, Região Serrana do Rio, capacitando 30 empreendedores com 60 anos ou mais em áreas como planejamento, inovação e habilidades práticas ligadas a atividades manuais. Além das oficinas, os participantes terão acesso a mentorias especializadas, rodadas de negócios e feiras artesanais para a divulgação e comercialização de seus produtos. A intenção é capacitar os participantes a desenvolverem atividades econômicas que gerem renda e autonomia, contribuindo para sua inserção ativa na sociedade.

Geração de renda e inclusão

Segundo Queiroz Junior, do Sesc-RJ, a parceria com o Sebrae amplia o alcance das ações de empreendedorismo social da instituição, oferecendo oportunidades concretas de geração de renda e desenvolvimento comunitário: “Esse convênio reforça o compromisso do Sesc-RJ em estimular o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Ao lado do Sebrae, vamos oferecer formação, apoio e rede de contatos para que mulheres e pessoas 60+ possam desenvolver negócios sustentáveis, fortalecer suas comunidades e conquistar mais autonomia econômica.”

Para Antonio Alvarenga, do Sebrae Rio, a parceria fortalece o empreendedorismo feminino e sênior, e destacou o impacto social e econômico dessas iniciativas: “Investir no empreendedorismo, na liderança feminina e na economia prateada são uma forma de investir no futuro. São lideranças multiplicadoras, que carregam um importante papel social e oferecem oportunidades para o protagonismo e geração de renda. Essa parceria será fundamental para o desenvolvimento econômico desses grupos”, conclui.

As inscrições para os interessados abrirão em setembro e serão divulgadas nos canais oficiais das duas instituições.

Leia mais

Rolar para cima