Nos próximos meses, o Rio de Janeiro vai ganhar novos profissionais, mais qualificados, para atender turistas que visitam a cidade. No dia 11 de agosto, foi realizada a aula magna que abriu a primeira turma da Escola Carioca de Turismo, no icônico Morro da Urca, um dos cartões-postais da cidade. A iniciativa é uma parceria do Senac-RJ e da Secretaria Municipal de Turismo. Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano; o diretor regional do Senac-RJ, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva; o presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães; e a diretora de Marketing do Parque Bondinho, Ana Lúcia Selvatici.
Sérgio Ribeiro reforçou que a Escola Carioca de Turismo destaca a importância do setor para o desenvolvimento do Estado e da cidade do Rio de Janeiro. “Qualificar os profissionais do setor possibilita geração de renda para eles e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo. Mais de 3 mil profissionais receberão capacitação gratuita e terão novas oportunidades, com base nessa importante iniciativa para o incremento do potencial turístico do Rio”, afirma.
Nos próximos 12 meses, serão mais de 3.700 profissionais formados em 10 cursos de qualificação e profissionalização, sendo a primeira turma diplomada antes da alta temporada, no próximo verão.
As inscrições podem ser feitas de forma on-line, via formulário disponível no edital que pode ser acessado no site. Para os cursos de capacitação, é necessário ser maior de 18 anos e ter ensino fundamental completo. Para os cursos de qualificação, é pré-requisito ter formação prévia na área.