A Fecomércio-PR é uma das embaixadoras do Masterplan Paraná Turístico 2026. A chancela, simbolizada pelo Selo Embaixador, foi concedida pelo Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) às entidades que atuam na execução do Masterplan Paraná Turístico 2026 – Pacto para um Destino Inteligente.
O Paraná Turístico 2026 visa uma efetiva transformação da realidade turística do Paraná até 2026 e apresenta-se como produto de um processo de construção conjunta e pactuada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil do estado e suas respectivas regiões turísticas.
O Plano Estadual de Turismo foi lançado em 27 de setembro de 2016 por ocasião do centenário do Turismo do Paraná, e tem como objetivo principal o planejamento estratégico do turismo até o ano de 2026. Foi criado dentro do Cepatur de forma participativa, envolvendo diversas entidades e mais de mil pessoas em eventos, pesquisas e apresentações.
Representante do turismo paranaense, a Fecomércio-PR promove uma série de programas e ações para o desenvolvimento do setor. A federação atua, sobretudo, na esfera da representatividade; o Sesc, por meio do seu Turismo Social, potencializa as viagens dentro do próprio Paraná, se posicionando como a agência que mais promove viagens regionais do estado, com saída de cerca de 30 cidades do Paraná.
Da mesma forma, o Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos (PR), atende em sua estrutura beira-mar milhares de turistas paranaenses e de todo o Brasil; e o Senac possibilita a qualificação do trade turístico em cursos profissionalizantes, seja em suas 39 unidades quanto em quatro Unidades Móveis que percorrem o estado realizando diversos cursos.
As unidades culturais do Sesc – Paço da Liberdade (Curitiba), Cadeião (Londrina) e Estação Saudade (Ponta Grossa) – além da revitalização de prédios históricos, são pontos turísticos dessas cidades. Por sua vez, os Cafés-escola do Senac – Caiobá, do Paço, Estação Saudade, Cadeião, Belvedere e Jardim Botânico – divulgam a gastronomia paranaense, além atenderem a milhares de visitantes. Só o Café-escola Senac Jardim Botânico, que fica atrás na icônica estufa da capital paranaense, recebe mais de 16 mil visitantes por mês.
Como novidades, este ano, deverá ser inaugurada a primeira parte do complexo do Hotel Sesc Cascavel, um dos maiores investimentos da instituição e o segundo hotel do Sesc no estado. Já o Senac, iniciará em março as primeiras turmas do programa Turismo em Foco Paraná, em parceria com a Fecomércio PR, Paraná Turismo e Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGR’s), com a oferta de cursos gratuitos, voltados à capacitação de empresários e trabalhadores do turismo do estado.
Com uma visão ambiciosa para o momento do seu lançamento – 2016 –, o plano permanece atual, sobretudo para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia e seus impactos devastadores no setor do turismo. Atualmente, o masterplan encontra-se na fase de atualização dos seus planos operacionais, ferramentas de gestão construídas para as 15 regiões turísticas para que, efetivamente, seja possível localizar as ações do plano e distribuí-las entre as instituições que fazem parte do turismo paranaense.