Entrevista: Ruan Tavares Ribeiro

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Ruan Tavares Ribeiro é secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão e professor de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Para saber mais do panorama turístico em terras maranhenses, a equipe da Fecomércio-MA entrevistou, para a revista CNC Notícias, O secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Ruan Tavares Ribeiro, que é administrador, hoteleiro, professor e turismólogo, sobre os atuais investimentos da Secretaria para o fortalecimento do trade do turismo no estado.

O turismo possui um potencial significativo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de uma região. Quais as estratégias da Setur para atrair investimentos nacionais e internacionais, visando fortalecer a infraestrutura turística e ampliar o fluxo de visitantes no nosso estado?

Nós da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) temos investido em constantes negociações com companhias aéreas nacionais, entendendo que a conectividade com os principais aeroportos do País é fundamental para a logística em território nacional, sendo de suma importância para ampliar o fluxo de visitantes. Além disso, a pasta trabalha com estratégias de comunicação que vêm refletindo no aumento do interesse de investidores externos, dando aos Polos Turísticos novas opções de hospedagem, principalmente em alguns dos indutores, como o Polo Lençóis e o Delta.

Sabemos que o turismo é uma atividade que requer colaboração e cooperação entre diferentes atores, como governo, entidades, setor privado, empresariado e comunidades. Como a Setur tem buscado promover parcerias na tomada de decisões e na implementação de projetos para garantir o crescimento sustentável do turismo?

Por meio do programa Caravana de Turismo que recentemente foi transformado em Expedições de Fomento ao Turismo, o Governo do Estado está levando cursos de qualificação profissional e uma série de serviços ofertados pela Setur aos municípios que compõem os nove Polos Turísticos Maranhenses, promovendo o desenvolvimento do setor e a capacitação dos parceiros locais. Durante a ação itinerante, nossos técnicos percorrem cidades e povoados, oferecendo aos cidadãos (físico ou jurídico) atendimentos para adesão e renovação de cadastros na plataforma nacional do Cadastur, cursos de qualificação profissional, blitz ‘Mais Infância, Mais Turismo’, entrega de informativos contra a exploração de crianças e adolescentes em pousadas, agências e comércio em geral, além de atendimentos para o cadastro de artesãos da região.

A Câmara Empresarial de Turismo, recém-criada pela Fecomércio-MA, em parceria com as entidades do segmento e secretarias de turismo da Ilha de São Luís, terá o importante papel de ser interlocutora na discussão de pautas que promovam o Maranhão como destino turístico e fortaleçam o seu trade. Como a Setur pode reforçar as atividades do órgão, de modo que as deliberações possam criar oportunidades para toda a cadeia envolvida?

Desde o início da nossa gestão, a Setur-MA não tem medido esforços para realizar e apoiar importantes iniciativas com instituições empenhadas em fomentar oportunidades, incrementar o setor e promover sua autossustentabilidade. Por meio do diálogo intersetorial, temos azeitado cada vez mais o processo de mapeamento de demandas, necessidades urgentes e oportunidades para toda a cadeia envolvida. Dessa forma, conseguimos, em parceria com as entidades envolvidas, valorizar nossas potências e promover nosso estado de forma mais assertiva, inclusiva e sustentável, contribuindo para fortalecer a economia local e gerar recursos para investimentos nesta e em outras áreas como a de infraestrutura.

O Maranhão é conhecido por sua rica cultura e patrimônio histórico. Quais os projetos em andamento para promover esses aspectos culturais únicos por meio do turismo?

Antes de tudo, precisamos constantemente analisar a competitividade de nossa oferta no território e quais são as oportunidades de inovação, de novas experiências e novos roteiros que atendam a uma demanda turística cada vez mais segmentada e exigente. Dito isso, podemos falar do propósito do programa Expedições de Turismo que tem o objetivo de viabilizar novos roteiros integrados entre diferentes municípios e/ou polos. A partir daí, tornaremos nossas ações de promoção em feiras no Brasil e no exterior e no meio digital cada vez mais assertivas e direcionadas aos mercados-alvo, com maior potencial de consumo de nossas experiências culturais. A Setur-MA está promovendo o Maranhão como experiência que aguce os cinco sentidos, de tal forma que a viagem seja memorável.

A diversidade natural do Maranhão impressiona por seus parques nacionais, reservas ecológicas e lindas praias. Como a Setur tem trabalhado para garantir a preservação dessas áreas com um turismo mais sustentável?

Há turistas que viajam para destinos considerados paradisíacos, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, apenas para citar alguns dos muitos que temos em nosso estado, mas nem sequer sabem que estão visitando uma área protegida. Apesar de cada unidade de conservação ter sua gestão própria, que é responsável pelo zoneamento e fiscalização do uso público para atividades de turismo, nós entendemos que a Setur tem um papel importante na conscientização desde a promoção dos destinos para que o trade e a demanda potencial saibam a importância e a responsabilidade socioambiental de se visitar um parque nacional, uma área de proteção ambiental. Além disso, questões como gestão ambiental e sustentabilidade compõem o conteúdo programático de nosso programa Mais Qualificação e Turismo. Desse modo, buscamos qualificar constantemente os trades emissivos e receptivos para a comercialização de um turismo mais responsável.

 

*Ruan Tavares Ribeiro é secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, professor substituto do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); doutorando e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP); especialista em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (SP); especialista em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria Castelli (RS); graduado em Administração, em Hotelaria e em Turismo pela UFMA. Possui experiências turísticas e profissionais internacionais, entre elas no Canadá, país onde trabalhou na rede de hotéis INN.

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