
Pablo Lira é diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo. Nessa entrevista, ele fala sobre o uso de dados científicos na elaboração de políticas públicas de turismo no Espírito Santo.
De janeiro a agosto, o turismo no ES cresceu 38,2% ante 2021. Sobre agosto de 2021, a alta foi de 16,7%, segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), por conta da demanda reprimida na pandemia. Como o estado está retomando a atividade turística?
Durante a pandemia, quando ainda não tínhamos vacinas, o Espírito Santo adotou medidas restritivas em atividades econômicas não essenciais, assim como outros estados, e um dos setores mais impactados foi o turismo.
Dialogamos com o segmento e as Federações do Comércio, da Indústria, da Agricultura e do Transporte e fomos um dos primeiros estados a retomar as atividades econômicas e educacionais e o turismo, gradativamente.
O Espírito Santo registra crescimento econômico do PIB acima da média nacional nos últimos anos, e com o turismo não é diferente. O Boletim Economia do Turismo, elaborado pelo Instituto Jones, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), mostra que, no segundo trimestre de 2022, o Estado teve o quarto melhor desempenho do País no volume de atividades turísticas – alimentação, hospedagem e transporte. O Brasil cresceu 48,2%, na comparação interanual; e o Espírito Santo, 54,5%, ficando acima da média nacional.
A Setur trabalha em articulação com as instituições, especialmente a Federação do Comércio, e as Secretarias de Turismo dos municípios; e o Instituto Jones investe no monitoramento de dados científicos para subsidiar as políticas públicas.
Como tornar o Espírito Santo um destaque entre os maiores destinos nacionais?
A Secretaria de Estado do Turismo trabalha em parceria com os municípios e o setor produtivo, reforçando o marketing para fora do Espírito Santo, em uma articulação com as agências nacionais e internacionais de viagem.
O Espírito Santo tem posição geográfica estratégica, com diversas atrações turísticas. Temos 400 quilômetros de litoral, opções de turismo histórico e religioso, de esportes radicais, além do turismo de negócios. Estamos trabalhando para reforçar essa diversidade.
O que é o Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios (IDTM) e como colabora para melhorar a atividade turística no ES?
Esse é um trabalho inovador do Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com a Setur e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O IDTM identifica e analisa a condição sintética do desenvolvimento turístico dos municípios e as potencialidades das microrregiões em quatro dimensões: social, ambiental, de infraestrutura e de gestão. Aliado a isso, o Instituto Jones coordena o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que gera o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS). O DRS promove o desenvolvimento regional sustentável das microrregiões do Espírito Santo, e um dos vetores é o turismo. Esse programa conta, inclusive, com os Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável, pelos quais lideranças regionais atuam de forma integrada para potencializar o desenvolvimento nas unidades geográficas.
Quais os principais resultados obtidos até agora?
O turismo no Espírito Santo apresenta desempenho em volume de receita e geração de emprego acima da média nacional. Fechamos 2021 entre os estados com melhor índice na economia do turismo e, em 2022, até o momento, temos o quarto melhor resultado do País.
Os dados do turismo permitem que os gestores públicos, as Federações, o setor produtivo e a sociedade avaliem e até proponham possíveis soluções para dinamizar o turismo capixaba.
As ferramentas de estatística e gestão da informação estão disponíveis no Observatório do Turismo do Espírito Santo e no site do Instituto Jones, de forma transparente.
Como o Instituto Jones, em parceria com a Secretaria de Turismo, atua para fomentar a economia do turismo?
O Instituto Jones vem, principalmente de 2019 para cá, realizando uma série de projetos em parceria com a Setur, gerando informações qualificadas, de forma pioneira, para subsidiar o planejamento no campo do turismo e também o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas não só do Espírito Santo, mas de todos os Estados. Com base nessas informações, o governo desenvolve campanhas de comunicação e conscientização para vender o turismo capixaba.