
O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur), que integra a Fecomércio-RO, promoveu sua última reunião em 2022, no dia 24 de novembro, para fazer um balanço do trabalho realizado, discutir demandas e elaborar um planejamento estratégico integrado para 2023.
A reunião contou com a presença do deputado estadual Alan Queiroz (PODE-RO), do secretário estadual de Turismo, Gilvan Pereira, e do diretor da Fecomércio-RO e coordenador do Projeto Porto Velho Sport Fishing, Cláudio Hikague, que presidiu a sessão. Também presentes à reunião estiveram representantes da Abav, Sebrae, Unir, ICMBio, ABAHRON, CDL-PVH, Convention, Agtur, Sedec, Semdestur e do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RO.
Entre as pautas apresentadas no encontro, estavam: a realização do curso para condutores de embarcação de pesca esportiva pelo Senac-RO; atuação do Conetur na Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Cuniã (que acontecerá em dezembro); além do balanço das atividades efetuadas em 2022 e apresentação de proposta integrada para o turismo em 2023.
Na ocasião, o deputado estadual Alan Queiroz e o secretário estadual de turismo, Gilvan Pereira, receberam das mãos do empresário Claudio Hikague o documento do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, com propostas e recomendações de políticas públicas para o turismo rondoniense.
Dentre as estratégias realizadas pelo Conetur em 2022, estão o projeto-piloto de turismo de base comunitária desenvolvido na Agrovila Rio Verde e a criação das Rotas Turísticas Oficiais de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal. Esses projetos estão tendo o total apoio das prefeituras locais e da Secretaria Estadual de Turismo. São projetos que contribuirão para fortalecer o turismo receptivo rondoniense.
A participação do ICMBio na reunião do Conselho possibilitou aprofundar a discussão sobre o projeto turístico da Resex do Cuniã. O instituto, uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, está trabalhando alinhado com o Conetur na proposta de desenvolver o turismo de base comunitária naquela região. Por meio de nota técnica, o ICMBio condiciona a realização de projeto turístico na região com base no cumprimento de normatizações como a construção de uma estrada parque e de guarita de fiscalização, por exemplo.
A última pauta da reunião foi o desenvolvimento aéreo do Estado, que tem impactado o crescimento turístico em Rondônia. O Conetur tem mantido contato com o modal aéreo sobre a situação e levado o problema ao conhecimento das autoridades competentes. Durante a reunião, os representantes do Estado e do Legislativo assumiram o compromisso de buscar uma solução conjunta para a melhoria da malha aérea com maior oferta de voos.