A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) marcou presença no 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, em Brasília. Representada por Sérgio Henrique, Gerente da Assessoria de Gestão de Representações (AGR), a CNC reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do turismo responsável como ferramenta estratégica para geração de emprego e renda, valorização cultural e conservação ambiental.
O evento reuniu cerca de 180 participantes de diversas regiões do País, incluindo lideranças comunitárias, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e jornalistas, promovendo um ambiente rico em troca de experiências, aprendizado e construção coletiva. A programação contou com palestras, workshops, momentos sociais e uma imersão cultural no maior território quilombola do Brasil, o quilombo Kalunga, localizado na Chapada dos Veadeiros/GO.
O Fórum foi organizado pelo Grupo Vivejar e contou com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, incluindo a CNC. Durante o evento, a pluralidade de vozes deu o tom dos debates e proposições, assim como reafirmou que o turismo responsável é um esforço construído em rede.
O evento teve como um dos pontos altos a valorização da produção local e da gastronomia brasileira. Expositores trouxeram sabores e saberes característicos das regiões representadas, enquanto o cardápio foi elaborado com ingredientes orgânicos e oriundos da agricultura familiar.
Ao longo dos quatro dias do Fórum, a CNC, enquanto uma das apoiadoras do evento, acompanhou de perto discussões relevantes para o futuro do setor e destacou a importância da promoção de práticas turísticas conscientes e conectadas com os valores ambientais, culturais e sociais.

Sérgio Henrique, que representou a Confederação no encontro, ressaltou a relevância do tema no atual contexto mundial. “O turismo responsável é mais do que uma tendência, é uma necessidade. Unir sustentabilidade, valorização cultural e inclusão é essencial para desenvolvermos um turismo que contribua para uma economia mais forte e uma sociedade mais justa. A CNC está comprometida em apoiar iniciativas que promovam esses valores e contribuam para o fortalecimento do setor”, afirmou.
O evento foi um marco para o setor, sendo apoiado por outras instituições de peso, como a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Turismo, e governos estaduais de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte.
A CNC reafirma a sua missão de ser protagonista no desenvolvimento do comércio e do turismo no Brasil, reforçando a importância de eventos como este para inspirar e influenciar boas práticas no setor. Com isso, além de celebrar a diversidade brasileira e suas riquezas, a Confederação acredita que o turismo sustentável pode impulsionar não apenas a economia, mas também a responsabilidade social e ambiental no País.
A próxima edição do Fórum Brasileiro de Turismo Responsável será nos dias 3 e 4 de junho de 2027, em Brasília, e será mais uma oportunidade de aprofundar as discussões e fortalecer a rede de atores empenhados em transformar o turismo em um instrumento de mudança e impacto positivo.