No dia 13 de setembro, foi realizada a primeira reunião presencial do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur TO) sob a presidência de Marcelo Perim. A reunião contou com a presença de membros efetivos/consultivos e dos presidentes da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, e da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Márcio Neres.
O presidente da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni, participou e realizou a abertura da reunião falando sobre o papel do Cetur e a nova sede da entidade. Segundo ele, “nós criamos este Conselho voltado e composto por empresários para que as demandas do setor possam ser ouvidas e encaminhadas aos entes públicos e privados, no intuito de melhorar o ambiente de negócios e alavancar o Turismo no estado. O Cetur tem um papel importante neste contexto, e o trabalho que vem sendo feito pelo Marcelo Perim com certeza trará resultados positivos para o trade. É uma honra receber os empresários e membros do Cetur em nossa nova casa, que sempre estará de portas abertas”, disse.
Durante a reunião, o presidente do Cetur TO, Marcelo Perim, apresentou a equipe de trabalho do Conselho e as ações já executadas por sua gestão. Além disso, expôs projetos que estão sendo desenvolvidos, como o Calendário de Eventos do Tocantins, a construção de banco de dados, a reformulação de site e a captação de recursos para projetos. Como parte da pauta, estava ainda a apresentação e discussão de parecer jurídico sobre a concessão de parques estaduais, que trouxe um debate amplo e cortês entre o presidente da Adetuc e os presentes.
Para Perim, o tema necessita de novas discussões. “O papel do conselho é esse ouvir e tentar auxiliar os entes públicos na elaboração de políticas públicas que contribuam com o setor e para isso, nós gostaríamos, após receber o documento oficial sobre a concessão e depois da leitura do parecer jurídico por todos os membros, agendar uma nova reunião para falarmos especificamente deste tema, e se possível, até mesmo com a presença do BNDES”, disse.